SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 16°C ☁️
Publicidade
Ponta Grossa

GCM de Ponta Grossa reforça atuação do GETAM após capacitação com o Exército

Além da GCM de Ponta Grossa, o estágio contou com integrantes do Exército Brasileiro, polícias militares do Paraná e Santa Catarina, Superintendência de Trânsito de Curitiba

GCM de Ponta Grossa reforça atuação do GETAM após capacitação com o Exército
Divulgação/PMPG
Publicidade

Dois agentes do Grupamento Especial Tático com Motocicletas (GETAM), da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ponta Grossa, concluíram o Estágio de Motociclista e Batedor promovido pela 5ª Companhia de Polícia do Exército Brasileiro. A cerimônia de encerramento da capacitação foi realizada nesta quarta-feira (17) e reuniu representantes de diversas instituições militares e forças de segurança do Sul do país

Ao todo, 37 motociclistas participaram do treinamento, considerado uma formação de alto nível para profissionais que atuam em operações com motocicletas. Além da GCM de Ponta Grossa, o estágio contou com integrantes do Exército Brasileiro, polícias militares do Paraná e Santa Catarina, Superintendência de Trânsito de Curitiba e guardas municipais de Curitiba, Araucária, Pinhais, Paranaguá e São José dos Pinhais.

CAPACITAÇÃO TÁTICA

O secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, destacou que a busca por qualificação permanente fortalece o trabalho desenvolvido pelas equipes de segurança em Ponta Grossa.

“A capacitação constante das nossas equipes é essencial para que possamos continuar protegendo a população com agilidade e eficiência. E poder fazer isso usufruindo da experiência e da parceria do Exército Brasileiro agrega ainda mais na formação das nossas equipes”, afirmou.

Segundo Rangel, o conhecimento adquirido durante a formação permite que os agentes aprimorem técnicas e táticas utilizadas no dia a dia, tornando os profissionais referência dentro da própria instituição e também entre outras forças de segurança.

“Isso demonstra o quanto nossa GCM está preparada e segue avançando em prol da construção de uma cidade mais segura para todos”, completou o secretário.

TREINAMENTO AVANÇADO

De acordo com o inspetor comandante da Guarda Civil Municipal, Alessandro de Macedo, a participação no estágio representa um avanço técnico para o GETAM e reforça a preparação da corporação.

“Nossos guardas agora fazem parte de um grupo seleto de agentes que tiveram a honra de participar do Estágio de Motociclista e Batedor do Exército”, destacou.

O curso teve duração aproximada de sete semanas e abordou diferentes áreas de atuação, incluindo operações de trânsito, escolta, segurança institucional, primeiros socorros, mecânica básica, técnicas avançadas de pilotagem e simulações de situações operacionais.

INTEGRAÇÃO ENTRE FORÇAS

Além do aprimoramento individual dos agentes, a participação no estágio fortaleceu a integração entre diferentes instituições de segurança pública. A troca de experiências entre guardas municipais, policiais militares e integrantes do Exército contribui para ampliar a preparação das equipes em situações que exigem resposta rápida e atuação coordenada. (Com assesssoria)

Leia também  Ponta Grossa lidera geração de empregos em 20 setores econômicos do Paraná

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →