SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 18°C
Publicidade
Política

Gleisi defende união entre entidades e governo para modernizar ferrovias do Paraná

Gleisi destacou ainda a importância da estrutura ferroviária para a competitividade econômica do Paraná, lembrando a força do agronegócio e das cooperativas

gleisi se reúne com entidades produtuivas
Divulgação
Publicidade

A deputada federal e pré-candidata ao Senado, Gleisi Hoffmann, reuniu nesta quarta-feira (24), em Umuarama, lideranças das principais entidades do setor produtivo do Paraná com o ministro dos Transportes, George Santoro. O encontro teve como principal pauta o Eixo Ferroviário Sul, considerado uma obra estratégica para melhorar o transporte de cargas e o escoamento da produção paranaense.

Durante a reunião, representantes do setor apresentaram as principais demandas para a modernização da malha ferroviária. Entre as prioridades estão o novo traçado da Serra da Esperança, no trecho entre Guarapuava e Lapa; a construção do contorno ferroviário de Curitiba; e a ampliação dos pátios de manobras para garantir mais capacidade, segurança e velocidade ao transporte ferroviário.

Participaram do encontro representantes da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Sistema Ocepar, Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Coamo Cooperativa, Ferroeste, Associação de Produtores de Bioenergia do Paraná (Alcopar) e Cotriguaçu Cooperativa. A apresentação das propostas ao ministro foi conduzida pelo superintendente da Fiep, João Arthur Mohr, representando as entidades produtivas.

Segundo Gleisi Hoffmann, a reunião foi articulada após uma visita realizada ao Sistema Ocepar, em Curitiba, quando surgiu a proposta de aproximar o Ministério dos Transportes das entidades responsáveis por representar diferentes cadeias econômicas do estado.

“Há alguns dias, estivemos no Sistema Ocepar e, a partir da conversa, surgiu a ideia de articular uma reunião com o ministro dos Transportes para que as entidades do setor produtivo pudessem apresentar as demandas estratégicas para o setor ferroviário”, afirmou a deputada.

Gleisi destacou ainda a importância da estrutura ferroviária para a competitividade econômica do Paraná, lembrando a força do agronegócio e das cooperativas.

“O Paraná é o segundo produtor de milho e soja do país e líder na produção de frango. Nosso sistema cooperativo é o maior do Brasil, um exemplo de organização e eficiência. Temos uma preocupação com o Eixo Ferroviário Sul. O Paraná é o maior utilizador desse modal; 80% da produção que será transportada pelo eixo está concentrada no nosso estado”, declarou.

A parlamentar também defendeu intervenções consideradas essenciais para melhorar a operação ferroviária.

“Precisamos de uma malha segura e eficiente. Temos de tirar o trem de dentro de Curitiba e dar velocidade aos vagões na Serra da Esperança”, completou.

O encontro ocorre antes da primeira audiência pública que vai discutir a nova concessão ferroviária da Malha Sul, prevista para acontecer em Brasília. Atualmente, o trecho é administrado pela Rumo Logística, em contrato que chega ao fim no próximo ano. A proposta do Ministério dos Transportes é realizar uma nova licitação considerando contribuições apresentadas pelo Paraná.

Também participaram da reunião o diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, o deputado federal Zeca Dirceu e o prefeito de Umuarama, Fernando Scanavaca. (Com assessoria)

Leia também  PF bloqueia R$ 54 bilhões em investigação sobre fraude bilionária nas Lojas Americanas

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →