Gosto da água em PG gera notificações da Prefeitura e cobrança formal da Câmara à Sanepar
O gosto da água em Ponta Grossa voltou a ser alvo de questionamentos nesta quinta-feira (12), após a Prefeitura notificar formalmente a Sanepar e a Câmara Municipal cobrar esclarecimentos sobre alterações no odor e no sabor relatadas por moradores em diversos bairros do município. Segundo nota oficial da Prefeitura, assim que tomou conhecimento das reclamações […]

O gosto da água em Ponta Grossa voltou a ser alvo de questionamentos nesta quinta-feira (12), após a Prefeitura notificar formalmente a Sanepar e a Câmara Municipal cobrar esclarecimentos sobre alterações no odor e no sabor relatadas por moradores em diversos bairros do município.
Segundo nota oficial da Prefeitura, assim que tomou conhecimento das reclamações da população, a administração municipal notificou a concessionária solicitando esclarecimentos técnicos detalhados. Entre os pontos cobrados estão informações sobre eventuais alterações operacionais no sistema de captação, tratamento, reservação ou distribuição da água.
O Executivo também solicitou registros de ocorrências operacionais, manutenções emergenciais, possíveis variações na qualidade do manancial, uso excepcional de produtos químicos no tratamento, além de laudos técnicos e relatórios de monitoramento da qualidade da água. A Prefeitura pediu ainda informações sobre medidas corretivas e preventivas adotadas ou em implementação.
O tema também foi debatido na última reunião do Conselho Municipal de Saneamento Básico. Durante o encontro, representantes da Sanepar foram questionados sobre o gosto da água em Ponta Grossa e as reclamações registradas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente reforçou o pedido para que a concessionária responda com urgência à notificação formal.
Paralelamente, a Câmara Municipal de Ponta Grossa, por meio do presidente vereador Julio Küller, manifestou preocupação com os relatos recebidos desde o início do ano. De acordo com o Legislativo, moradores relatam odor forte e gosto desagradável na água fornecida em diferentes regiões da cidade.
Embora a Sanepar tenha informado que a alteração estaria relacionada à floração de algas na Represa de Alagados e que a água permanece dentro dos padrões legais de potabilidade, vereadores apontam que a situação tem causado impactos práticos à população.
Entre os efeitos relatados estão a compra de água mineral, a higienização preventiva de caixas-d’água e mudanças nos hábitos domésticos, como ferver a água antes do consumo.
A Câmara solicitou informações detalhadas sobre providências técnicas adotadas, prazos para normalização completa do abastecimento, planos permanentes de prevenção, melhoria na comunicação com a população e eventual divulgação ampla dos resultados laboratoriais.
A Prefeitura de Ponta Grossa reforçou que manterá a população informada sobre os desdobramentos assim que houver retorno oficial da concessionária e conclusão das análises em andamento.
Posicionamento da Sanepar
A redação do portal BnT! Online entrou em contato com a Sanepar, mas até o momento da publicação não obteve uma resposta. O espaço segue aberto para um futuro posicionamento.
Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).























