O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística, promoveu nesta quinta-feira (04), uma audiência pública online sobre a obra de restauração em concreto da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira.
O trecho da obra tem 32 quilômetros de extensão, iniciando logo após o entroncamento com a PR-438 em Ponta Grossa (km 344) e concluindo dentro do perímetro urbano de Palmeira, no entroncamento com a BR-277 (km 377).
A restauração utilizará a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente é reciclado e aproveitado como base para o novo pavimento rígido de concreto. A obra prevê alargamento das faixas atuais de tráfego de 3,5 metros para 3,6 metros e implantação de acostamentos externos de 3 metros. Também estão previstos:
- mais de 11km de terceiras faixas em pontos críticos;
- implantação de 2km de vias marginais e passeios, em ambos os lados da PR-151, na Comunidade do Lago;
- implantação de 6 retornos ao longo da rodovia;
- alongamento da marginal esquerda em Palmeira em mais 1km;
- quase 3km quilômetros de ciclovias e passeios para pedestres em ambos lados da via.
Em Palmeira haverá ainda a remodelação da interseção com a Rua XV de Novembro e a Rua José Antônio Bordignon, incluindo a implantação de dois novos viadutos no local, com elevação da pista da PR-151; e uma rótula logo antes do entroncamento com a BR-277. Veja imagens:
A audiência foi transmitida pela plataforma YouTube e está disponível para quem não pôde acompanhar ao vivo neste link.
Prazos
Depois de encerrado as discussões, será publicado o edital para contratação da empresa ou consórcio responsável pela obra. A elaboração do projeto de restauração e ampliação da capacidade da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira está incluída no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Leia também: Homem que morreu em acidente entre moto e caminhão em PG será sepultado nesta sexta