Brasil

Governo Federal reduz investimentos em infraestrutura de transporte

transporte Boca no Trombone transporte
#image_title
A logística no Brasil enfrenta desafios com investimentos reduzidos em transporte e escassez de motoristas, impactando custos e eficiência.

A logística no Brasil enfrenta uma série de desafios que afetam diretamente a eficiência da cadeia de suprimentos, gerando preocupações significativas para o setor. Em sua recente Edição da Série Especial de Economia – Investimentos em Transporte, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) analisou o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2025 (PLOA 2025) e identificou uma redução alarmante nos investimentos federais destinados à infraestrutura de transporte.

O orçamento total para 2025 foi estipulado em R$ 5,87 trilhões, porém, apenas R$ 17,4 bilhões deste montante serão alocados para o setor de transporte, representando uma queda de R$ 1,6 bilhão em relação ao ano anterior. Essa diminuição acarreta sérias implicações para a eficiência logística do país e pode resultar em um aumento significativo nos custos operacionais, refletindo inevitavelmente nos preços finais de mercadorias e serviços.

Os principais gargalos logísticos brasileiros são amplamente associados à fragilidade da infraestrutura rodoviária. Com a dependência excessiva do transporte rodoviário, os custos se elevam e a qualidade do serviço é comprometida. A malha viária nacional, essencial para o deslocamento de cargas, ainda enfrenta problemas como estradas mal conservadas e a escassez de alternativas viáveis como ferrovias e hidrovias.

De acordo com dados da CNT, as rodovias representam a principal modalidade de transporte no Brasil, mas sofrem com deficiências crônicas em manutenção e qualidade. Essa situação leva as transportadoras a enfrentarem desafios diários que podem impactar os preços dos produtos comercializados no país.

A falta de investimentos consistentes em infraestrutura e tecnologia é um obstáculo importante para a superação desses gargalos. Embora algumas melhorias tenham sido implementadas, a modernização das estradas e a adoção de tecnologias inovadoras ainda são insuficientes para atender às demandas do setor. Trechos críticos continuam sem as condições adequadas de pavimentação e sinalização, exigindo investimentos contínuos para se transformarem em corredores logísticos eficientes.

Outro fator que agrava a situação é a alta dos custos associados ao transporte de cargas. A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística alerta que o fim do programa de desoneração da folha de pagamento previsto para 2025 resultará em um aumento significativo dos custos operacionais. O programa permitia uma substituição da contribuição previdenciária por uma alíquota sobre a receita bruta das empresas; sua extinção poderá elevar os custos em até 5% nos próximos anos.

A escassez de motoristas qualificados também figura entre os principais gargalos logísticos enfrentados pelo Brasil. Com um déficit superior a 1,5 milhão de motoristas habilitados nas categorias necessárias, o setor sofre com condições precárias de trabalho e baixa atratividade da profissão. Longas jornadas nas estradas, segurança insuficiente e infraestrutura inadequada desestimulam novos profissionais a ingressarem na área.

Para contornar essa crise, o governo federal estabeleceu um protocolo com a CNT visando capacitar motoristas e facilitar o processo para que possam obter as habilitações necessárias. A iniciativa visa não apenas aumentar o número de motoristas disponíveis, mas também melhorar as condições trabalhistas e sociais dos profissionais já atuantes no setor.

Em suma, os gargalos logísticos no Brasil são representados por uma infraestrutura deficiente, altos custos operacionais e uma grave escassez de mão-de-obra qualificada. Para enfrentar esses desafios, é fundamental que haja uma colaboração efetiva entre o governo e o setor privado para modernizar a infraestrutura logística e aprimorar as condições laborais dos motoristas, garantindo assim uma cadeia de suprimentos mais eficiente e competitiva.

Leia também Exportações do agronegócio brasileiro recuam em 2024

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Notícias polícias do dia 24/03/25 em PG Colisão frontal na BR-373 deixa homem ferido em Ponta Grossa Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar Previsão do tempo para quinta-feira (06/02) Alagamento na Avenida Dom Geraldo Pellanda em PG Previsão do tempo para terça-feira (28/01)