O ponta-grossense Matheus Fernandes, do partido Cidadania, integrará o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania do Governo Lula como coordenador na Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA).
Matheus já possui experiência na administração pública, com passagem na Prefeitura de Ponta Grossa, na gestão Marcelo Rangel, quando esteve na Fundação Municipal de Assistência Social (ProAmor) e na Câmara Municipal, quando atuou no gabinete do ex-vereador Jorge da Farmácia (Solidariedade) e do vereador Júlio Kuller (MDB). Em Brasília, atuou na Câmara dos Deputados, na assessoria do ex-deputado federal Rubens Bueno (Cidadania).
O aceno para integrar o Ministério foi recebido com entusiasmo por ele. “Recebi e aceitei com muita alegria o convite do Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro, para ser coordenador na coordenação do gabinete”. Fernandes pontua que há muito trabalho pela frente: “Temos um grande desafio que é a reconstrução de políticas públicas. Estamos atentos e vigilantes, com uma atuação pautada pelo princípio da dignidade da pessoa humana, um olhar atendo para nossas crianças e adolescentes”.
Natural de Londrina, norte do Paraná, Matheus mora há 18 anos em Ponta Grossa, tem experiência no Executivo e no Legislativo, além de sólida formação acadêmica, sendo Jornalista, pós-graduando em Direito Digital e aperfeiçoado em Governança Municipal.
Também é associado à Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel), do Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar (Parla) e da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP).