Sob direção cênica de Gabriel Vernek, o Grupo de Teatro Universitário da UEPG (GTU) estreia nesse sábado dia 09/11 às 16:00 horas o espetáculo “Aquele Que Diz Sim, Aquele Que Diz Não”, dentro da programação do 52º FENATA. O texto foi escrito entre 1929 e 1930 pelo diretor e dramaturgo alemão Bertolt Brecht, e faz parte do seu arsenal de peças didáticas concebidas para educar o público sobre questões sociais e políticas de maneira crítica. A obra é composta por duas versões da mesma história, que exploram dilemas morais, coletividade e a relação entre o indivíduo e a comunidade. Através dela, Brecht desafia o espectador a refletir sobre os valores éticos e as responsabilidades coletivas, especialmente em situações que exigem sacrifício.
Para Vernek, “Trazer as narrativas desta obra de Brecht é colocar no debate contemporâneo questões universais, como a relação entre o indivíduo e o coletivo o peso das escolhas e a força da consciência crítica diante de normas sociais.”, o diretor continua dizendo que “Montar esse texto com um Grupo de Teatro Universitário combina o potencial formativo da obra de Brecht com o ambiente acadêmico, onde a experimentação e a análise crítica são incentivadas. Os estudantes, que em geral têm um forte desejo de entender e melhorar o mundo ao seu redor, encontram na obra deste autor uma forma de questionar normas e convenções, discutindo o papel do indivíduo na sociedade e a importância de resistir a imposições injustas.”.
Com um grande elenco integrado por 23 pessoas, a sonoplastia do espetáculo é feita ao vivo por uma banda formada pelos próprios participantes do grupo, sob direção musical de Raylan Marinho. Além disso, o espetáculo utiliza o espaço teatral de forma alternativa, se apropriando do ambiente arquitetônico para apresentar cenograficamente a narrativa.
SERVIÇO:
– Data: 09/11 (sábado)
– Horário: 16:00 horas
– Local: Auditório da UEPG (Centro)
– Duração: 70 minutos
– Classificação indicativa: Livre
– Entrada: Gratuita (por ordem de chegada)
SINOPSE: A trama gira em torno de um jovem que decide partir em uma jornada perigosa junto de um grupo de estudantes, em busca da cura para a doença de sua mãe. No meio da viagem o jovem adoece, e o grupo precisa decidir se continua o trajeto, mesmo sabendo que levar o menino pode colocar em risco a missão. Essa peça, típica do teatro épico de Brecht, questiona o conformismo e a obediência cega às normas sociais, propondo uma reflexão sobre a autonomia e o questionamento diante de situações de dilema social.
FICHA TÉCNICA:
– Direção Geral: Gabriel Vernek
– Direção Musical: Raylan Marinho
– Texto: Bertolt Brecht
– Elenco: Aj Prandel, Amanda Delgobo, Amanda Franczak, Ana Flávia Lacerda, Charles Cardoso, Cris Melo, Daniel Frances, Diego Enrique, Fernanda Grzesczak, Guerra Figueiredo, Henrique Ditzel, Julia Dutra, K Cabral, Luane Spak, Maysa Oliveira, Nicoli Soltovski, Rafael Boldt, Raylan Marinho, Talula, Thamiris Antunes.
– Iluminação: Daniel Frances, Gabriel Vernek
– Figurino: Luane Spak, Nicoli Soltovski
– Cenografia: Talula
– Preparação Corporal: Cris Melo
– Assistente de Produção e Assessoria de Comunicação: Quiara Camargo
– Arte Gráfica: Nicoli Soltovski
– Fotografia e Vídeo: Rodolfo Justamand
– Realização: Grupo de Teatro Universitário da UEPG (GTU)
As informações são das assessorias.
Leia também: 24 apostas de PG acertam quadra em sorteio da Mega Sena; próximo sorteio será de R$140 milhões.