A Guarda Municipal de Ponta Grossa registrou, nos primeiros cinco meses de 2026, números históricos no combate à criminalidade. Entre janeiro e maio, as equipes apreenderam mais de 350 quilos de drogas e 33 armas de fogo, superando todo o resultado alcançado durante o ano de 2025.
No ano anterior, a instituição havia retirado de circulação 334 quilos de entorpecentes e 29 armas. Segundo a Prefeitura de Ponta Grossa, os novos indicadores refletem os investimentos realizados nos últimos anos em tecnologia, capacitação, inteligência e melhoria da estrutura operacional da Guarda Civil Municipal (GCM).
A prefeita Elizabeth Schmidt destacou que os resultados fazem parte das ações para fortalecer a segurança pública no município.
“Fazer de Ponta Grossa uma das cidades mais seguras do Paraná é um compromisso da nossa gestão. Por isso, investimos fortemente em estrutura, viaturas, equipamentos e armamentos para que nossas equipes possam realizar seu trabalho com excelência e agilidade. Resultados como esses demonstram que estamos no caminho certo e que os investimentos estão se convertendo em mais segurança para a população”, afirmou.
Tecnologia e Muralha Digital reforçam combate à criminalidade
De acordo com o secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, os avanços da Guarda Municipal de Ponta Grossa estão ligados ao uso de tecnologia, inteligência e integração entre as forças de segurança.
O secretário destaca o fortalecimento da Muralha Digital, ferramenta utilizada no monitoramento e identificação de veículos com alerta de furto ou roubo, além do apoio às ações preventivas das equipes em campo.
“Ampliamos de maneira significativa o uso da tecnologia como suporte às equipes em campo, a ponto de contarmos hoje com um dos centros de monitoramento e um dos sistemas de Muralha Digital mais avançados do Paraná, tornando-se referência nacional”, afirmou Rangel.
Segundo ele, novos protocolos operacionais também ampliaram a capacidade de atuação das equipes e contribuíram para resultados mais eficientes.
Apreensões impactam segurança da população
Para o inspetor comandante da Guarda Civil Municipal, Alessandro de Macedo, os números representam mais do que estatísticas e demonstram impacto direto na rotina da população.
“Cada arma retirada de circulação reduz o potencial de ocorrência de crimes violentos, enquanto as apreensões de drogas atingem diretamente as estruturas ligadas ao tráfico de entorpecentes”, destacou.
A expectativa da corporação é que os resultados continuem avançando durante o segundo semestre, consolidando 2026 como um dos anos mais expressivos da história da instituição.
Crimes contra patrimônio apresentam queda em Ponta Grossa
Além das apreensões realizadas pela Guarda Municipal de Ponta Grossa, dados dos Boletins de Ocorrência Unificados do Paraná apontam redução nos crimes contra o patrimônio.
Entre janeiro e abril, o município registrou queda de aproximadamente 29% nos casos envolvendo furtos, roubos, estelionatos e outras ocorrências. O número passou de 4.761 registros para 3.368.
Nos crimes envolvendo veículos, a redução também foi significativa. Os roubos caíram 79%, passando de 29 para seis ocorrências no período analisado. Já os furtos tiveram redução de cerca de 51%, passando de 81 registros em 2025 para 39 no primeiro quadrimestre deste ano.
Para Guilherme Rangel, os resultados estão relacionados ao fortalecimento da estrutura da GCM, ampliação do efetivo e uso da tecnologia.
“Isso demonstra a força que as ações do Município têm tido no combate à criminalidade, alçando Ponta Grossa como referência em segurança pública, onde a tecnologia e a inovação têm sido essenciais na proteção da comunidade”, finalizou.
Leia também: Homem é encontrado morto na residência em Ponta Grossa