Um homem foi preso na manhã desta quarta-feira (4) por ser suspeito de chefiar um grande esquema criminoso de desvio de malte em cervejarias de todo o país. Segundo informações oficiais da Polícia Civil do estado do Paraná, ele foi apontado como possível chefe da organização criminosa.
A prisão em flagrante ocorreu durante uma grande operação da Polícia Civil, que ocorreu simultaneamente entre as cidades de Ponta Grossa, Umuarama, Maringá, Alto Paraná, Contenda e na Lapa. O suspeito foi preso por porte ilegal de arma de fogo.
Segundo explicaram as autoridades, os suspeitos descarregavam os caminhões de malte e faziam a substituição do item por uma mistura de palha e cevada para só então entregar para as cervejarias de todo o país. Com isso eles conseguiam ficar com o malte de alta qualidade e entregar o de baixa qualidade.
Mais de 10 mandados de prisão em PG
Segundo o delegado chefe da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, Nagib Nassif Palma, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão na cidade. Além da prisão do suspeito, diversos documentos e cheques também foram encontrados e devem ajudar a subsidiar a investigação.
Em todo o estado foram 33 mandados de busca e apreensão que devem resultar na prisão de mais envolvidos no crime. Além das cidades do Paraná a cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, também foi alvo da operação.