Campos Gerais

Hospital é denunciado por medicamentos vencidos e operar sem licença

Hospital Municipal de Ipiranga Boca no Trombone
Prefeitura de Ipiranga
Secretaria de Saúde do Paraná confirmou recebimento das três denúncias relatadas pelo Portal BNT e disse avalia as consequências do funcionamento do Hospital

A pedido do Ministério Público do Paraná (MPPR), com acompanhamento da 3º Regional de Saúde, a Polícia Científica do Paraná realizou uma perícia no Hospital Municipal de Ipiranga, nos Campos Gerais, na última sexta-feira (21). O Portal BNT teve acessos exclusivo a denúncias de irregularidades dentro da unidade, que foram confirmadas pela Secretaria de Saúde do Paraná (SESA).

As informações obtidas pela reportagem apontam que as denúncias correspondem a casos de medicamento vencidos, em malas lacradas de urgência e emergência, além de outros medicamentos vencidos no hospital. O Portal BNT teve acesso a um boletim de ocorrência que relata o furto de medicação controlada no dia 13/06 dentro do Hospital. Como também os documentos de ‘Alvará de Licença’ e a ‘Licença Sanitária’ vencidos. Entramos em contato com MPPR para saber o teor das denúncias formalizadas, mas até o momento não tivemos retorno.

O caso foi debatido na Câmara dos Vereadores de Ipiranga e a vereadora Loly Caroline Dalazoana comentou na tribuna que as denúncias correspondem a medicamentos vencidos, falta de seringas adequadas e mais. Ainda, a parlamentar completou informando a população que o caso é sigiloso e o MPPR aguarda os laudos periciais.

Buscamos a Polícia Científica a qual “informa que foi acionada para realizar exames periciais no referido Hospital no dia 21 de junho. Foram coletadas amostras que foram encaminhadas à Seção de Química Forense em Curitiba”. Para mais detalhes entramos em contato com o delegado da Polícia Civil, responsável pelo inquérito, Juarez Filho, o qual explicou que “esse procedimento é sigiloso e está sob responsabilidade do Ministério Público”, não tendo e não podendo repassar informações.

O que diz o Estado?

A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou o recebimento das três denúncias relatadas acima e disse avalia as consequências do funcionamento do Hospital, afim de eliminar ou reduzir os riscos sanitários.

“O Hospital Municipal de Ipiranga encontra-se em processo de inspeção sanitária pela equipe da 3ª Regional de Saúde, de Ponta Grossa, conforme trâmites de trabalho habitual. Durante a inspeção são verificados diversos itens relativos às atividades realizadas no estabelecimento, inclusive os fatos relatados na denúncia [encaminhada pelo Portal BNT], a fim de apurar a veracidade dos mesmos”, responde a SESA.

“Diante da apuração, a Sesa também avalia eventuais consequências de funcionamento da unidade, podendo adotar medidas de controle a fim de eliminar, reduzir ou atenuar os eventuais riscos sanitários”, finalizou a nota.

Leia mais: Base do Samu em Ipiranga é inaugurada

Posicionamento do Município

Em questionamento ao prefeito de Ipiranga, Douglas Modesto, se o Hospital está com a documentação de ‘Alvará de Licença’ e ‘Licença Sanitária’ em dia o mesmo disse que estão pleiteando. “A Regional está aqui hoje (26), porque nós fizemos uma reunião na semana passada, para que eles viessem fazer a vistoria. Pois há um tempo atrás a equipe da vigilância do Estado exigiu algumas alterações no hospital. Pedimos para eles virem agora para avaliar. Acredito que logo se resolve”, defende o prefeito.

Em relação aos medicamentos vencidos, Douglas informou que abriram um procedimento administrativo para investigar, pois cada setor tem um responsável técnico. “Foi mostrado tudo que tem que ser mostrado para o Ministério Público e agora segue um procedimento. O que acontece é que cada setor tem o seu responsável. Inclusive, na farmácia do Hospital tem a responsável técnica, por isso por dispensar medicação […] para que tudo funcione bem dentro das normas”, disse e completa que quando soubemos da denúncia tomou atitude abrindo um procedimento para investigação.

“Se tiver que responsabilizar alguém vamos responsabilizar sim e foi para isso que eu abri o procedimento”, diz Modesto. O prefeito disse, ainda, no pronunciamento que tem outro grupo político que quer fechar o hospital, querem prejudicar. Procuramos a secretária de Saúde do município, Elizete Gobel Vieira, mas a mesma não se pronunciou.

Texto por Kauana Neitzel

Confira o vídeo na integra do prefeito de Ipiranga, Douglas Modesto, falando sobre as denúncias e inspeção no Hospital Municipal:

Fotos do documento de ‘Alvará de Licença Nº2882´ vencido desde o dia 28/09/2023 e a ‘Licença Sanitária’ vencida em 12/06/2021, documento expostos para a população no Hospital exemplo (50) Boca no Trombone

Fotos de medicações vencidas dentro do Hospital

exemplo (51) Boca no Trombone

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)