Campos Gerais

Hospital é denunciado por medicamentos vencidos e operar sem licença

Prefeitura de Ipiranga
Secretaria de Saúde do Paraná confirmou recebimento das três denúncias relatadas pelo Portal BNT e disse avalia as consequências do funcionamento do Hospital

A pedido do Ministério Público do Paraná (MPPR), com acompanhamento da 3º Regional de Saúde, a Polícia Científica do Paraná realizou uma perícia no Hospital Municipal de Ipiranga, nos Campos Gerais, na última sexta-feira (21). O Portal BNT teve acessos exclusivo a denúncias de irregularidades dentro da unidade, que foram confirmadas pela Secretaria de Saúde do Paraná (SESA).

As informações obtidas pela reportagem apontam que as denúncias correspondem a casos de medicamento vencidos, em malas lacradas de urgência e emergência, além de outros medicamentos vencidos no hospital. O Portal BNT teve acesso a um boletim de ocorrência que relata o furto de medicação controlada no dia 13/06 dentro do Hospital. Como também os documentos de ‘Alvará de Licença’ e a ‘Licença Sanitária’ vencidos. Entramos em contato com MPPR para saber o teor das denúncias formalizadas, mas até o momento não tivemos retorno.

O caso foi debatido na Câmara dos Vereadores de Ipiranga e a vereadora Loly Caroline Dalazoana comentou na tribuna que as denúncias correspondem a medicamentos vencidos, falta de seringas adequadas e mais. Ainda, a parlamentar completou informando a população que o caso é sigiloso e o MPPR aguarda os laudos periciais.

Buscamos a Polícia Científica a qual “informa que foi acionada para realizar exames periciais no referido Hospital no dia 21 de junho. Foram coletadas amostras que foram encaminhadas à Seção de Química Forense em Curitiba”. Para mais detalhes entramos em contato com o delegado da Polícia Civil, responsável pelo inquérito, Juarez Filho, o qual explicou que “esse procedimento é sigiloso e está sob responsabilidade do Ministério Público”, não tendo e não podendo repassar informações.

O que diz o Estado?

A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou o recebimento das três denúncias relatadas acima e disse avalia as consequências do funcionamento do Hospital, afim de eliminar ou reduzir os riscos sanitários.

“O Hospital Municipal de Ipiranga encontra-se em processo de inspeção sanitária pela equipe da 3ª Regional de Saúde, de Ponta Grossa, conforme trâmites de trabalho habitual. Durante a inspeção são verificados diversos itens relativos às atividades realizadas no estabelecimento, inclusive os fatos relatados na denúncia [encaminhada pelo Portal BNT], a fim de apurar a veracidade dos mesmos”, responde a SESA.

“Diante da apuração, a Sesa também avalia eventuais consequências de funcionamento da unidade, podendo adotar medidas de controle a fim de eliminar, reduzir ou atenuar os eventuais riscos sanitários”, finalizou a nota.

Leia mais: Base do Samu em Ipiranga é inaugurada

Posicionamento do Município

Em questionamento ao prefeito de Ipiranga, Douglas Modesto, se o Hospital está com a documentação de ‘Alvará de Licença’ e ‘Licença Sanitária’ em dia o mesmo disse que estão pleiteando. “A Regional está aqui hoje (26), porque nós fizemos uma reunião na semana passada, para que eles viessem fazer a vistoria. Pois há um tempo atrás a equipe da vigilância do Estado exigiu algumas alterações no hospital. Pedimos para eles virem agora para avaliar. Acredito que logo se resolve”, defende o prefeito.

Em relação aos medicamentos vencidos, Douglas informou que abriram um procedimento administrativo para investigar, pois cada setor tem um responsável técnico. “Foi mostrado tudo que tem que ser mostrado para o Ministério Público e agora segue um procedimento. O que acontece é que cada setor tem o seu responsável. Inclusive, na farmácia do Hospital tem a responsável técnica, por isso por dispensar medicação […] para que tudo funcione bem dentro das normas”, disse e completa que quando soubemos da denúncia tomou atitude abrindo um procedimento para investigação.

“Se tiver que responsabilizar alguém vamos responsabilizar sim e foi para isso que eu abri o procedimento”, diz Modesto. O prefeito disse, ainda, no pronunciamento que tem outro grupo político que quer fechar o hospital, querem prejudicar. Procuramos a secretária de Saúde do município, Elizete Gobel Vieira, mas a mesma não se pronunciou.

Texto por Kauana Neitzel

Confira o vídeo na integra do prefeito de Ipiranga, Douglas Modesto, falando sobre as denúncias e inspeção no Hospital Municipal:

Fotos do documento de ‘Alvará de Licença Nº2882´ vencido desde o dia 28/09/2023 e a ‘Licença Sanitária’ vencida em 12/06/2021, documento expostos para a população no Hospital 

Fotos de medicações vencidas dentro do Hospital


Kauana Neitzel

Kauana Neitzel

Kauana Neitzel é jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Atua na área desde 2020. Possui experiência com redação em portais de notícia; trabalhou em rádio; participou de projetos do Governo do Paraná na área da fotografia e redação; estagiou na UTFPR, no departamento DIREC; trabalhou como chefe de redação em jornal impresso e site na região Centro-Sul do Paraná; atualmente, exerce o cargo de editora chefe no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone