Em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado no dia 27 de setembro, o Hopital Santa Casa de Ponta Grossa realiza uma importante ação de conscientização sobre a doação de órgãos. Com cerca de 43 mil pessoas aguardando por transplantes no Brasil, sendo 40 mil delas à espera de um rim, a campanha busca sensibilizar a população sobre a importância de aumentar as doações.
No primeiro semestre de 2024, foram realizados 14.352 transplantes pelo SUS, superando os 13.900 procedimentos do mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde. Mesmo com o aumento, a demanda continua elevada, e muitos pacientes sofrem longas esperas na fila de transplantes.
O evento organizado pelo Centro de Hemodiálise da Santa Casa tem como objetivo disseminar informações e homenagear as famílias dos doadores. A programação começa às 10h, no Salão Nobre da Santa Casa, com uma cerimônia dedicada às 22 famílias que doaram órgãos ao longo deste ano. Após a homenagem, balões verdes serão soltos simbolizando o Setembro Verde, que destaca a importância da doação.
Das 12h às 14h, haverá uma blitz educativa nos semáforos em frente ao hospital, onde serão distribuídos folhetos informativos sobre o processo de doação de órgãos.
A conscientização sobre a doação de órgãos é fundamental, já que, além dos rins, outros órgãos e tecidos como fígado, coração, pulmão, pâncreas, intestino, córneas, medula óssea, ossos, músculos, pele, veias e artérias podem ser doados. Para que mais vidas sejam salvas, é crucial que a sociedade se engaje e converse com suas famílias sobre o desejo de ser doador.
Leia também: Vereadores aprovam saída de PG do Consórcio Nacional de Vacinas
Comentar