SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ☁️
Publicidade
Ponta Grossa

Idosa aguarda quase 2 horas dentro de ambulância em frente à UPA Uvaranas

Uma senhora de 89 anos precisou aguardar quase duas horas dentro de uma ambulância do SAMU, na manhã desta sexta-feira (05), por falta de vaga nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Ponta Grossa. A informação foi relatada pela neta da paciente. A Prefeitura se manifestou atrvés de uma nota. Segundo ela, a idosa havia […]

senhora esperando upa
Foto: Colaboração/Leitores
Publicidade

Uma senhora de 89 anos precisou aguardar quase duas horas dentro de uma ambulância do SAMU, na manhã desta sexta-feira (05), por falta de vaga nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Ponta Grossa. A informação foi relatada pela neta da paciente. A Prefeitura se manifestou atrvés de uma nota.

Segundo ela, a idosa havia sido levada anteriormente à UPA Santana no dia 18 de novembro, após passar mal. Mesmo debilitada, a paciente foi liberada para casa, sem medicação prescrita. Ainda de acordo com a neta, o médico da unidade informou que a prescrição deveria ser feita por um profissional do posto de saúde.

Nesta sexta-feira (05), após nova piora, a neta conseguiu que uma médica da unidade de saúde fosse até a residência da paciente para avaliá-la. Durante o atendimento, diante da gravidade do quadro, a profissional acionou o SAMU e solicitou o encaminhamento imediato para uma UPA.

Contudo, segundo a neta, os profissionais da ambulância relataram que não havia vagas disponíveis nas unidades naquele momento, sendo necessário aguardar. A paciente permaneceu cerca de duas horas dentro da ambulância, até conseguir vaga na UPA Uvaranas.

Inicialmente, a idosa foi colocada em uma maca no corredor, já que, segundo a equipe de saúde, não havia leitos disponíveis. Porém, às 15h15, a paciente foi encaminhada para a área vermelha da unidade e passou a receber atendimento médico emergencial.

Paciente apresenta quadro grave e suspeita de infecção

A paciente possui diagnóstico de Alzheimer, hipertensão, insuficiência cardíaca e hipotireoidismo. Segundo a avaliação médica realizada pela unidade de saúde, ela apresenta sonolência intensa, recusa alimentar, sinais de infecção respiratória e urinária, pressão arterial baixa e suspeita de sepse (infecção generalizada), além de possível insuficiência renal aguda.

Diante da gravidade, foi indicado o encaminhamento imediato para atendimento hospitalar.

A família segue acompanhando o caso e cobra melhor estrutura e agilidade no acolhimento de pacientes em situação grave nas unidades públicas de saúde de Ponta Grossa.

Entramos em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ponta Grossa e aguardamos retorno.

Posicionamento da Prefeitura

Confira o posicionamento da Prefeitura Municipal na íntegra:

A UPA Uvaranas esclarece que está com ocupação máxima de leitos de observação e emergência nesta sexta-feira 5/12, e que o mesmo ocorre nas UPAs Santana e Santa Paula.

A ocupação alta se deve à necessidade de liberação de vagas de leitos hospitalares para transferir os pacientes que aguardam em observação nas UPAs. Essa gestão de vagas hospitalares é de responsabilidade da Central de Leitos do Estado do Paraná.

Em situações como esta, as UPAs comunicam o SAMU para darem preferência a outros serviços de referência em caso de necessidade de encaminhamento de pacientes.
A unidade também esclarece à população que essa ocupação de leitos não tem impacto na procura direta por atendimento na UPAs, uma vez que o fluxo dos consultórios está normal.

Igor Rugilo
Autoria
Igor Rugilo
Equipe de jornalismo do BnT Online, cobrindo Ponta Grossa e os Campos Gerais.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →