Campos Gerais Destaque

II Romaria Tropeira pela Rota do Rosário começa neste sábado por Piraí do Sul

Entre 13 de janeiro até 11 de maio, a romaria vai percorrer 651 quilômetros e passará por 17 municípios

Começa neste sábado (13) e segue até 11 de maio, a II Romaria Tropeira pela Rota do Rosário. A romaria percorrerá 651 km por 17 municípios, sendo três na região dos Campos Gerais e 14 na região do Norte do Estado, com início do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul. Ao todo, serão 15 santuários visitados a cada fim de semana.

O evento que é organizado pelo Clube de Tropeiros Alma Sem Fronteira, com apoio da Mitra Diocesana de Jacarezinho e de Ponta Grossa. Além de levar a religiosidade, o evento tem como objetivo resgatar a história do tropeirismo e de tornar a rota um roteiro do turismo religioso, como Aparecida do Norte, Pai Eterno, entre outros. A romaria é aberta as pessoas de todas as idades. Os interessados podem se inscrever até o dia anterior da data do evento, no site que é disponibilizado o regulamento e itinerário da rota. Clique aqui

A reportagem do Portal Boca no Trombone conversou com Vinícius Nadal De Masi, um dos integrantes da comissão organizadora da romaria. Segundo ele, a pessoa também pode se inscrever através dos contatos dos responsáveis disponível no itinerário em arquivo no site. Sobre a expectativa para iniciar mais uma romaria, disse que “estamos otimistas que iremos atingir nosso objetivo, de divulgar a Rota do Rosário através do tropeirismo, que tem laços fortes com a história e cultura do Paraná e tem como identidade sua religiosidade e fé”. Vinícius conta que até o momento já estão inscritos 30 participantes para sair de Piraí do Sul, mas espera que cada percurso serão envolvidos entre 20 a 50 participantes nas comitivas.

Somente entre amanhã e domingo (14), que chegará em Jaguariaíva, Vinícius explica que será realizada várias atividades ao longo do percurso. “No dia 13, às 8 horas, haverá bênção dos tropeiros pelo padre Roberval no Santuário de Nossa Senhora das Brotas e saída das comitivas, que terão ponto de pouso na fazenda dos Moreira, próximo a capela do Bairro Capinzal. Já no domingo marcham rumo ao Santuário Natural Santa do Paredão, onde finalizam sua tropeada por volta de meio-dia, no ponto de almoço, sendo recepcionados pelos tropeiros de Jaguariaíva que recebem as imagens de Nossa Senhora das Brotas e São João Batista”. Após isso, às 14 horas tem a continuidade até o Santuário do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria em Jaguariaíva.

Em relação aos participantes, Vinicius conta que a maioria são do município que sai a romaria, mas que alguns vem de outros lugares para conhecer o percurso.

Leia também: Trabalhador tem dedo esmagado e é socorrido pelo Siate de PG


    Matheus de Lara

    Matheus de Lara

    Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

    Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

    Comentar

    Clique aqui para comentar

    BNT Vídeos

    Quer receber as Newsletter BnT?

    Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone