A declaração do Imposto de Renda 2025 apresenta três opções para os contribuintes: o programa gerador para computadores, o aplicativo da Receita Federal e o portal e-CAC na plataforma Gov.br. O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, Amarildo José Rodrigues, destaca que o programa é ideal para declarações mais complexas, permitindo um preenchimento detalhado. Disponível para diferentes sistemas operacionais, como Windows e macOS, o programa deve ser baixado apenas do site oficial da Receita Federal, evitando riscos de software malicioso.
Para aqueles que buscam praticidade, o aplicativo, anteriormente conhecido como “Meu Imposto de Renda”, agora se chama “Receita Federal” e está disponível para Android e iOS. Essa opção oferece agilidade no preenchimento da declaração. Já a terceira alternativa, o portal e-CAC, exige que o contribuinte tenha acesso e senha na plataforma Gov.br.
Em relação à isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais, a professora Márcia Ferreira de Godoi esclarece que as mudanças da reforma tributária ainda estão em discussão e não afetarão a declaração de 2025. A isenção só será válida a partir de janeiro de 2026, caso aprovada. Atualmente, a faixa de isenção permanece para quem ganha até dois salários mínimos mensais.
Por fim, a Receita Federal introduziu uma seção anti-fake no IR 2025 para combater desinformações sobre a tributação de transações em Pix. Esclarece-se que não haverá cobrança de imposto sobre movimentações via Pix, reforçando que as informações são utilizadas apenas para coibir a sonegação fiscal. Portanto, contribuintes devem estar atentos às fontes oficiais e às orientações da Receita Federal ao fazer sua declaração.