A Polícia Civil do Estado do Paraná, por meio da Delegacia de Imbituva, concluiu o Termo Circunstanciado de Infração Penal referente à prática de maus-tratos contra animais silvestres, crime agravado pela morte dos mesmos. O caso ocorreu em maio de 2023 na localidade rural de Bela Vista do Papuã.
As investigações apontaram que um morador da região utilizou iscas envenenadas com inseticidas nas imediações de sua lavoura de milho. No local, foram apreendidas carcaças de animais envenenados, o que reforçou as evidências contra o suspeito.
De acordo com o Laudo Pericial, exames realizados nos animais mortos, da espécie conhecida popularmente como quati, confirmaram a presença de substâncias comumente usadas no controle de pragas agrícolas tanto no sangue quanto no estômago dos espécimes. O resultado pericial comprova a intenção do agente em praticar crime contra a fauna, conforme previsto no artigo 32, §2º, da Lei n.º 9.605/1998.
A Polícia Civil reforça a importância da participação da população na denúncia de crimes ambientais e outras infrações. Informações sobre foragidos da justiça e outros delitos podem ser repassadas de forma anônima pelos seguintes canais: 197 (PCPR), 181 (Disque-Denúncia) ou diretamente à equipe de investigação pelo telefone (42) 3436-1177.
Leia também PG vai aumentar número de equipes para manutenção de estradas rurais