Um trabalho coordenado pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Gerência de Atenção Primária, com atuação das equipes de Agentes Comunitários de Saúde nos bairros, foi apresentado em um evento nacional voltado a profissionais da área. A 2ª Mostra Mais Saúde com Agente, realizada na última semana em Brasília, reconheceu a iniciativa do município na prevenção de mortes evitáveis na primeira infância.
As agentes comunitárias Sandra Maria Aparecida Giovanetti e Janete Kinach apresentaram o trabalho intitulado “Da Vigilância ao Território: Educação em Saúde para redução de óbitos infantis evitáveis”. A proposta reúne resultados de pesquisa e ações práticas desenvolvidas em Ponta Grossa nos últimos anos. Entre as atividades estão a capacitação de profissionais para orientar famílias sobre prevenção da morte súbita em lactentes e a aplicação de medidas como a manobra de desengasgo infantil, reforçando a educação em saúde no território.
Se inscreva no nosso canal do YouTube e acompanhe nossa programação diária
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Liliam Brandalise, a qualificação dos agentes comunitários, aliada ao uso de dados da Vigilância em Saúde, contribui para a prevenção de óbitos infantis evitáveis. Ela também destacou a integração entre tecnologia e atendimento das equipes como fator importante para os resultados alcançados.
Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).
O trabalho utilizou metodologias ativas, checklist pactuado e registros padronizados para organizar o processo de atuação, com acompanhamento da gestão. Segundo a secretária, a iniciativa reforça o compromisso com o fortalecimento do cuidado em toda a rede de atenção e com a continuidade de ações de educação em saúde voltadas à prevenção e promoção da saúde.
Indicadores apontam redução
Dados do Sistema de Informação de Mortalidade indicam que, entre 2019 e 2023, o índice de mortalidade infantil em Ponta Grossa caiu de 13,01 para 7,78, representando uma redução de 40%. No mesmo período, as mortes consideradas evitáveis tiveram queda de 39%.
Sobre o evento
Promovida pelo Ministério da Saúde, a 2ª Mostra Nacional do programa Mais Saúde com Agente reuniu iniciativas voltadas à formação técnica em saúde. A ação contou com a parceria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), que atuaram na qualificação de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.
*Com informações da assessoria