As instituições privadas de ensino superior têm até as 23h59 desta segunda-feira (7) para confirmar a participação na edição de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2025. O prazo é exclusivo para as faculdades e universidades que aderiram previamente ao programa e ao Fundo Garantidor do Fies.
A confirmação deve ser feita de forma eletrônica, por meio do Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), no módulo Fies Oferta. No sistema, as instituições precisam cadastrar dados detalhados sobre os cursos que terão vagas financiadas, incluindo número de vagas, turno, local de oferta e valores das mensalidades.
Acesso ao ensino superior
Criado para facilitar o acesso ao ensino superior por estudantes de baixa renda, o Fies financia cursos de graduação em instituições com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A política pública é uma das principais portas de entrada de jovens em faculdades particulares no Brasil.
Edital das vagas remanescentes
Segundo o Ministério da Educação (MEC), um novo edital será publicado entre os dias 8 e 11 de abril, autorizando as instituições a verificarem e corrigirem os dados informados, além de formalizar a participação no processo seletivo de vagas remanescentes.
O edital também exige que as instituições participantes divulguem amplamente, em seus sites e em locais de grande circulação, a adesão ao processo. A comunicação deve incluir:
-
Número de vagas remanescentes;
-
Cursos e turnos ofertados em cada unidade;
-
Referência à legislação que será publicada sobre as regras do Fies para estas vagas.
Próxima etapa: estudantes
Com a conclusão da etapa institucional, o MEC deve anunciar em breve o edital com o cronograma e as regras para as inscrições dos estudantes interessados em disputar uma das vagas remanescentes — que são aquelas que sobram das etapas regulares de seleção.
Essas vagas serão destinadas exclusivamente aos alunos já matriculados no curso, turno e campus para os quais se inscreverem no programa. A exigência é uma forma de garantir que estudantes que já iniciaram a graduação, mas enfrentam dificuldades financeiras, possam seguir com os estudos.
Balanço da fase regular
Na primeira edição regular do Fies 2025, foram disponibilizadas 67.301 vagas por instituições privadas de todo o país. O programa atraiu mais de 493 mil inscrições, feitas por 198.579 candidatos, sendo que cada um pôde escolher até três opções de cursos.
Agora, o número exato de vagas remanescentes dependerá da adesão final das instituições e da consolidação das informações pelo MEC.
O que é o Fies?
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal criado para facilitar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior privado. O financiamento é feito a juros baixos ou até mesmo zero, e o pagamento só começa após a conclusão do curso, respeitando critérios definidos pelo MEC.
O programa passou por reformulações nos últimos anos, e desde 2018 é dividido em duas modalidades: a tradicional, com recursos públicos, e o P-Fies, operado por bancos privados com garantia do governo. A edição atual segue o modelo tradicional do Fies.
A expectativa agora é pela publicação do edital para os estudantes — o que deve ocorrer ainda em abril, conforme anunciou o Ministério da Educação.