Destaque Política

Irmãs que mantinham asilo clandestino em PG são denunciadas pelo Ministério Publico

WhatsApp Image 2024-01-19 at 20.44.13 Boca no Trombone
Foto: Igor Rugilo
De acordo com as investigações, os idosos eram vítimas constantes de violência física e emocional, incluindo puxões de cabelo, socos e arranhões

O Ministério Público do Paraná, por meio da 16ª Promotoria de Justiça de Ponta Grossa, apresentou uma denúncia grave contra duas irmãs responsáveis por uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) no bairro Uvaranas. A ILPI, que operava de forma ilegal, foi alvo de investigação devido às condições desumanas a que submetia nove idosos.

Relembre: GRAVE: Asilo clandestino é fechado pela PM em Ponta Grossa

As autoridades tomaram conhecimento da situação no último domingo (14), quando uma idosa fugiu do local em busca de ajuda, revelando a precariedade e violência a que eram submetidos. Nesta sexta-feira (19), a denúncia foi oficialmente apresentada pelo Ministério Público.

De acordo com as investigações, os idosos eram vítimas constantes de violência física e emocional, incluindo puxões de cabelo, socos e arranhões, utilizados como métodos de castigo. Além disso, a instituição operava em desacordo com a legislação, oferecendo riscos aos abrigados, como piso escorregadio, ausência de estrutura antiderrapante e falta de camas adequadas.

Durante a abordagem policial, foram identificados riscos adicionais, como a falta de organização dos medicamentos dos idosos, expondo-os ao perigo de uso indevido. Os idosos não recebiam acompanhamento médico adequado, e a denúncia destaca que todos estavam em “extrema vulnerabilidade”, necessitando de cuidados médicos imediatos.

As irmãs, que recebiam valores entre um salário mínimo e R$ 1,9 mil  dos familiares dos idosos, foram presas preventivamente e enfrentarão acusações não apenas pelo crime de tortura, mas também por outros delitos previstos na legislação. O Ministério Público busca não apenas a condenação das acusadas, mas também a fixação de indenizações pelos danos morais causados às vítimas.

As vítimas, com idades entre 51 e 82 anos, foram encaminhadas para acolhimento pela rede de proteção e assistência social do município.

WhatsApp Image 2024-01-19 at 20.47.11 Boca no Trombone
Foto Igor Rugilo

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)