A Itaipu Binacional divulgou recentemente o resultado de seu edital de patrocínio para projetos culturais, conforme publicado em seu site oficial (www.itaipu.gov.br/sala-de-imprensa/patrocinios). Dentre os 385 projetos submetidos, apenas 60 foram aprovados, representando uma taxa de seleção de 16%. Destes, três iniciativas possuem abrangência nacional e internacional, enquanto 57 são voltadas para níveis municipal e estadual. A empresa alocou um total de R$ 3 milhões para esta categoria.
Um total significativo de 183 projetos, ou seja, 56% das propostas enviadas, foi eliminado devido à falta de enquadramento adequado. Além disso, 44% dos projetos foram desclassificados por não atingirem a pontuação mínima exigida.
Em paralelo, a Itaipu destaca que as inscrições para o edital destinado a feiras e exposições estão abertas até às 18 horas do dia 31 de janeiro de 2025. As entidades interessadas podem obter mais informações no mesmo portal da empresa.
Após a seleção, as entidades proponentes receberão um e-mail corporativo da Itaipu com um prazo de cinco dias corridos para manifestar interesse em receber o patrocínio.
Conforme exposto por Marcos Rogério Pinto, gerente de Gestão da Comunicação Social da Itaipu, muitas organizações inscreveram propostas em editais inadequados. Ele mencionou que algumas entidades submeteram suas iniciativas no edital cultural quando deveriam ter se inscrito no edital específico para exposições relacionadas a datas comemorativas ou aniversários municipais. Pinto enfatizou que essas organizações ainda têm a oportunidade de participar do edital atual, que permanece aberto até o final de janeiro.
Como Participar
No edital atualmente disponível para patrocínios em feiras e exposições, as entidades sem fins lucrativos devem ter pelo menos um ano de constituição e o evento proposto deve estar relacionado ao aniversário de um município ou a uma data comemorativa específica. Os recursos destinados a esta categoria totalizam R$ 3,5 milhões.
Os critérios para a aprovação dos pedidos e a quantia destinada a cada projeto serão avaliados com base no potencial de comunicação do evento e em outros fatores descritos no edital.
As ações apoiadas pela Itaipu devem ser desenvolvidas dentro de sua área prioritária de atuação, que abrange 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul, cobrindo uma extensão total de aproximadamente 200 mil quilômetros quadrados com cerca de 11 milhões de habitantes. A empresa recomenda que os proponentes leiam atentamente o edital e assistam aos vídeos explicativos disponíveis no site, uma vez que esses materiais são cruciais para garantir que os projetos atendam às diretrizes estabelecidas.
Editais em Andamento
Desde novembro do ano anterior, a Itaipu abriu três editais públicos para patrocínio. O primeiro focado no esporte com um orçamento de R$ 3,5 milhões; o segundo voltado à cultura com R$ 3 milhões; e o terceiro destinado a feiras e exposições também com R$ 3,5 milhões.
Objetivos dos Editais
A Itaipu Binacional busca cumprir sua missão de gerar energia elétrica com responsabilidade social e ambiental, promovendo desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico sustentável tanto no Brasil quanto no Paraguai. A iniciativa dos editais visa fortalecer organizações sociais por meio do apoio a projetos que tenham potencial para promover inovação e transformação social. A Itaipu se compromete ainda com ações que visem preservar o patrimônio histórico e cultural, além de apoiar comunidades vulneráveis em busca de segurança hídrica e energética.
Centrando os Pedidos
A nova estratégia da Itaipu é centralizar os pedidos de patrocínio em períodos específicos para otimizar a gestão dos recursos disponíveis. Essa abordagem proporciona maior controle na prestação de contas e assegura que os investimentos estejam alinhados com os objetivos estratégicos da empresa.
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