O ex-prefeito de Ponta Grossa, Jocelito Canto (PSDB), entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para retirar sua inelegibilidade e reaver o cargo de deputado federal, conquistado na última eleição, em outubro de 2022, e agora o pedido está sendo analisado.
A defesa de Canto alega que seus direitos políticos foram cassados por oito anos devido a uma condenação por “enriquecimento ilícito e dolo” relacionado à falta de cessão formal de um policial que trabalhava em sua segurança em 1999. A defesa argumenta que a condenação ocorreu em 2013, há nove anos atrás, e já teria expirado.
Jocelito recebeu 74.348 votos para deputado federal na última eleição, mas teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e seus recursos foram negados, resultando na ocupação do cargo pelo ex-governador Beto Richa (PSDB). Sua filha, a deputada federal Mabel Canto, afirmou anteriormente que o pai estaria sofrendo “perseguição”.
Relembre o caso: Jocelito Canto protocola novo recurso para reaver cargo de deputado federal
TSE NEGOU O PEDIDO
Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou recurso e manteve inelegível Jocelito Canto, candidato a deputado federal mais votado pelo PSDB no Paraná nas eleições deste ano. O julgamento ocorreu em dezembro de 2022.
Jocelito teve a candidatura indeferida com base na ‘Lei da Ficha Limpa’ por uma condenação por improbidade quando ainda era prefeito da cidade.
STF ANALISA O PEDIDO
Agora, o pedido de Jocelito será analisado pelo STF. Ele afirmou ao portal Boca no Trombone, que tem esperança de que o tribunal reveja sua situação, destacando que a vontade do povo não está sendo respeitada. “A expectativa é que o Supremo Tribunal Federal, ele que modifica tantas leis, que descondenou muita gente, reviu posições e coisas erradas, possa rever essa situação. Não é justo, eu por causa de um PM, perder o direito de ser deputado, e a vontade do povo não ser respeitada”, disse o ex-prefeito.
Confira abaixo a fala completa de Jocelito Canto:
Nas redes sociais o ex-prefeito publicou um vídeo declarando sua expectativa em conseguir reaver o cargo na Câmara dos Deputados. Assista abaixo: