SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C
Publicidade
Ponta Grossa

Júlio Kuller critica falhas da Sanepar e exige solução imediata para a crise de água

Presidente da Câmara não poupou críticas também ao Governador Ratinho Junior, onde não falou sobre a atual situação de Ponta Grossa.

morador de rua
BNT NEEWS
Publicidade

A cidade de Ponta Grossa enfrenta uma grave crise de desabastecimento de água, com moradores de diversos bairros sem água desde o último domingo. A situação, que vem afetado diversos bairros da cidade e já faz algum tempo revelou falhas estruturais no sistema de fornecimento e a omissão das autoridades locais, como a prefeitura e alguns deputados que representam o munícipio.

Em entrevista ao jornal BNT News, o vereador presidente da Câmara Municipal Júlio Kuller não poupou palavras ao descrever a situação e criticar os responsáveis pela crise. Segundo o vereador, a obra da adutora do Rio Pitangui, que deveria ter sido concluída no final de 2022, apresenta falhas significativas. A junção das captações, que visava aumentar a oferta de 150 litros por segundo, enfrentou diversos problemas, como vazamentos e atrasos nas correções. Mesmo com a solução temporária de um poço artesiano, a crise continua a afetar os moradores de Ponta Grossa.

Júlio Kuller destacou a falta de planejamento por parte da Sanepar e a falha do poder público em antecipar o crescimento da cidade. No entanto, ele não poupou críticas também aos políticos estaduais: “A maior tristeza é que eu não vi o governador Ratinho Júnior fazendo um pronunciamento dizendo: ‘Estamos com Ponta Grossa, vamos resolver o problema’. Eu não vi isso, e isso é um reflexo do descaso. Os deputados estaduais, que têm o poder de cobrar, fiscalizar e buscar soluções, também nada fizeram”, desabafou o vereador.

A revolta da população é palpável, e muitos moradores expressam frustração com a demora na resolução do problema. “Estamos sem água desde domingo e os políticos estão devagar demais para resolver isso. Isso é vergonhoso para nossa cidade!”, afirmou Jo Ferraz, uma das muitas pessoas que compartilham da indignação.

Embora a Câmara de Vereadores tenha tomado a frente ao trazer diretores da Sanepar para Ponta Grossa e instituir uma CPI para investigar as falhas, a ausência de deputados estaduais nas discussões foi sentida. A cidade, que cresce rapidamente, precisa de uma infraestrutura capaz de atender à demanda crescente, e não de soluções temporárias.

Apesar da normalização gradual do abastecimento, com o retorno da água em algumas regiões, o vereador Júlio Kuller alerta que o problema estrutural persiste. “A cidade precisa de mais. Não podemos esperar mais dois anos pela captação do Tibagi. A Sanepar falhou, mas quem deveria ter cobrado e fiscalizado, como o governador e nossos deputados estaduais, também falharam”, afirmou.

Enquanto isso, a população de Ponta Grossa continua à espera de soluções definitivas para garantir que a cidade não seja mais refém de falhas na infraestrutura de água e saneamento.

Leia também: Aprovada proposta para assegurar mais proteção às gestantes paranaenses.

Boca no Trombone
Autoria
Boca no Trombone
O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →