O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, vereador Júlio Küller (MDB), fez um pronunciamento contundente nesta semana denunciando o abandono do trecho urbano da BR-376, entre os viadutos da Santa Paula e Santa Terezinha. Küller responsabilizou diretamente o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, pela falta de investimentos e manutenção na rodovia, onde já foram registrados 634 acidentes desde 2019.
Durante a sessão, o vereador destacou que os acidentes, em sua maioria, poderiam ter sido evitados com medidas básicas de segurança viária. “Estamos falando de 634 acidentes apenas nesse trecho desde 2019. A maior parte evitável, se houvesse manutenção, sinalização adequada e investimentos mínimos em segurança viária. O Estado não pode continuar fingindo que não vê o que acontece aqui”, afirmou.
Dados do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa apontam crescimento expressivo no número de ocorrências: em 2019, foram 15 acidentes; em 2022, esse número subiu para 174, e em 2023, chegou a 178. Apenas nos dois primeiros meses de 2024, já foram registrados 33 acidentes no mesmo trecho.
Para o parlamentar, a escalada dos números reflete a falta de atuação do Governo do Estado. “Essa curva crescente não é coincidência. É reflexo direto da falta de manutenção, fiscalização e investimentos básicos em infraestrutura”, disse.
Küller também direcionou críticas ao governador Ratinho Junior e aos parlamentares da base governista, exigindo providências urgentes. “Chega de visitas protocolares e discursos vazios. Façam o trabalho para o qual foram eleitos. A população de Ponta Grossa e dos Campos Gerais exige respeito e soluções urgentes”, finalizou.
Leia mais: PG promove mais uma edição da Feira Gastronômica no Jardim Carvalho