Durante a abertura oficial do Agroleite 2023, várias lideranças marcaram presença no evento, entre elas o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, que anunciou que o governo federal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vai comprar leite em pó das cooperativas a preço de varejo e implementar esse alimento nos programas sociais.
A reportagem do Portal BnT Online esteve presente e conversou com alguns dos convidados, entre eles políticos, que destacaram a importância do Agroleite. Nesse ano, a cerimônia também marcou o lançamento de um novo nome do local das exposições, qual agora se chama Castrolanda Expo Center. No final da abertura houve o tradicional brinde do leite. Confira as entrevistas.
Leite em pó
Durante a passagem pelo Agroleite, o ministro Carlos Fávaro disse que o governo federal vai comprar leite em pó das cooperativas. Segundo o comunicado, essa é uma das soluções imediatas do governo para compensar os produtores brasileiros que têm sido prejudicados em função do aumento das importações.
Visita do governador e Assembleia Itinerante
Nesta quinta-feira (10) o governador Ratinho Junior estará no Agroleite a partir das 15 horas. Ele participará de solenidades ao longo da agenda e fará alguns anúncios. Já às 17 horas ocorre a Assembleia Itinerante, programa da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) que tem como objetivo ouvir as sugestões e demandas da população.
No evento, o deputado Ademar Traiano (PSD), o primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e deputados estaduais que representam a região vão receber entidades do agronegócio, entidades de classe e de membros da sociedade civil organizada para ouvir demandas.
“Durante as atividades, um documento com as sugestões da região será recebido pela Assembleia Legislativa. Ainda de acordo com a programação, cerca de 30 pessoas de destaque na sociedade de Castro e da região dos Campos Gerais receberão diplomas de menção honrosa da Assembleia Legislativa”, informa a assessoria da Castrolanda.
Leia também: 420 animais participam dos julgamentos na Arena Agroleite