O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira (06), que os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) irão ser os novos ministros do Esporte e dos Portos e Aeroportos, respectivamente.
O anúncio foi oficializado em nota pelo Palácio do Planalto após uma reunião entre o presidente, os parlamentares convidados e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Lula passou a tarde acertando os últimos detalhes da reforma ministerial em agenda fechada no Palácio da Alvorada, residência oficial, em Brasília. O presidente demitiu a então ministra do Esporte, Ana Moser e o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França.
França ainda deve ter seu futuro discutido pelo atual governo, podendo ir para o Ministério da Indústria e Comércio ou para o Ministério da Pequena e Média Empresa, que deve ser criado brevemente.
A mudança no corpo ministerial de Lula se deve a uma pressão de Artur Lira (PP), presidente da Câmara, para ampliar a participação do “centrão” no governo federal, em troca de maior adesão aos projetos de Lula em andamento no Congresso, como a Reforma Tributária.
Leia também: Justiça suspende leilão do lote 1 dos pedágios do Paraná por conta de quilombolas