Lula chega à França para participar da Cúpula do G7
Além do Brasil, também participam como convidados Índia, Quênia, Coreia do Sul e Egito

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta segunda-feira (15) na França, onde participa da Cúpula do G7, realizada em Évian-les-Bains. Esta é a décima vez que o presidente brasileiro é convidado para o encontro, que reúne algumas das principais economias do mundo.
O Brasil participa das sessões abertas aos países convidados. A programação prevê debates sobre parcerias internacionais nesta terça-feira (16) e crescimento econômico equilibrado na quarta-feira (17). Também está previsto um almoço dedicado às discussões sobre inteligência artificial.
Durante a viagem, Lula também cumpre agenda de reuniões bilaterais com outros chefes de Estado. Entre os compromissos estão encontros com o presidente francês Emmanuel Macron, anfitrião da cúpula, e com o presidente da Suíça, Guy Parmelin.
TEMAS EM DISCUSSÃO
O G7 deve apresentar sete documentos sobre diferentes temas globais. Segundo o secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros, embaixador Philip Fox-Drummond Gough, os países convidados podem contribuir com os debates, mas não participam de todas as etapas de negociação dos textos.
“Não se espera que os países convidados endossem, necessariamente, os documentos. Eles poderão, se acharem que é o caso. A gente, como convidado, não participa de toda a negociação dos documentos. Somos chamados para fornecer insumos, a nossa visão sobre cada um dos assuntos, mas a negociação em si, especialmente a parte final, é feita somente pelos integrantes plenos do G7”, explicou.
Entre os documentos previstos estão propostas sobre parcerias internacionais para o desenvolvimento, crescimento econômico equilibrado, proteção online de crianças e adolescentes, combate ao narcotráfico, enfrentamento ao câncer, combate ao contrabando de migrantes e minerais críticos.
Sobre os minerais críticos, o governo brasileiro defende a agregação de valor nos locais de extração, com foco no desenvolvimento econômico das regiões produtoras.
PAÍSES CONVIDADOS
Além do Brasil, também participam como convidados Índia, Quênia, Coreia do Sul e Egito. O encontro conta ainda com representantes de instituições internacionais, como Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Criado em 1975, o G7 reúne Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. O grupo debate temas relacionados à economia global e desafios internacionais. (Com informações da Agência Gov)
Leia também Câmara aprova criação de conselho para fiscalizar obras públicas em Ponta Grossa























