Política Ponta Grossa

Mabel fala sobre Pronto Atendimento Infantil e projeto que estabelece presença de doulas durante o parto

/home/bntonline/public_html/wp-content/uploads/articles/199ce46f34eb640cb84ceb20d1070d83.jpg

A Deputada Estadual Babel Canto falou sobre o Projeto de Lei que autoriza a participação de doulas durante o período de parto das gestantes.
[RELACIONADAS]Durante entrevista ao Portal Bnt Online, diretamente da Assembleia Legislativa do Paraná, Mabel explanou sobre os inúmeros problemas e críticas que norteiam o Pronto Atendimento Infantil em Ponta Grossa.

Acompanhe a entrevista exclusiva:
[facebook=https://www.facebook.com/boca.trombone.pontagrossa/videos/1027768544477044]

A deputada estadual Mabel Canto (PSDB) teve seu projeto de lei nº 388/2020, que garante a presença de doulas nas maternidades e hospitais do Estado, aprovado em primeira discussão na sessão plenária desta segunda-feira, dia 28 de março, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). O PL também tem como autoria os deputados Gilson de Souza (PSC), Goura (PDT) e a coautoria das deputadas Cristina Silvestri (CND) e Luciana Rafagnin (PT).
De acordo com o projeto, será permitida a presença de doulas, sempre que solicitado pela parturiente, durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, em maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres, da rede pública e privada do Estado, sem ônus e sem vínculos empregatícios com os estabelecimentos especificados pela lei.
Segundo Mabel Canto, nem todas as maternidades e hospitais do Paraná possibilitam a entrada de doulas. “Nosso projeto busca ampliar os direitos da gestante e parturiente, de modo a tornar a experiência do parto cada vez mais agradável e segura, dando real sentido a expressão “parto humanizado”, sendo aquele que não é imposto e sim fruto de um processo de escolha livre e consciente por parte da gestante acerca de qual modalidade de parto lhe serve melhor”, explica.
A Fiocruz, por meio de seu Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde, explica que além de apoio emocional, as doulas ofertam informações à parturiente sobre o desenrolar do trabalho de parto e parto, intervenções e procedimentos necessários, para que a mulher possa participar de fato das decisões acerca das condutas a serem tomadas durante este período.
Doulas
As doulas são acompanhantes de parto escolhidas livremente pelas gestantes e parturientes, com certificação ocupacional em curso específico para essa finalidade. De acordo com o PL, a presença de doula será autorizada após prévio cadastramento no estabelecimento onde será realizado o parto, com a apresentação de documentos, como uma carta de apresentação contendo o nome completo, endereço, número do CPF e RG, contato telefônico, endereço eletrônico, além de uma autorização da gestante para sua atuação.
A presença das doulas não exclui a presença de acompanhante previsto na Lei Federal nº 11.108, de 7 de abril de 2005.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Pôr do Sol em Ponta Grossa Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14)