Após publicação de material exclusivo onde era denunciado
precariedade em atendimento realizados a crianças na UPA Santa Paula, muitos
pais relataram experiências negativas vividas no local, como demora em
atendimento, falta de atendimento humanizado para as crianças e adultos,
inclusive uma grave denúncia sobre a falta de profissional médico para
atendimento adequado.
Uma mãe indignada com a situação vivenciada relatou que seu
filho estava doente e necessitou de cuidados médicos, mãe e filho seguiram para
a UPA Santana as 10 horas, porém as 16 horas a criança ainda não havia recebido
atendimento, sendo seis horas de espera por atendimento, porém, sem sucesso.
Bruna Vidal relatou que devido a mesma estar trabalhando, necessitou chamar
outra pessoa para acompanhar seu filho no restante do dia, quando a mesma
retornou para a UPA, seu filho ainda não havia recebido atendimento.
“Sai do meu
trabalho as 10:00 da manhã pra levar o Pedro pro UPA, não estava bem e eu saí
de lá 13:30, deixei a mãe com ele porque precisava voltar pro trabalho. Neste período
que fiquei no trabalho liguei pra mãe três vezes pra saber se ele tinha sido
atendido e nada, fui buscar eles as 16:00 e acabei desistindo da consulta. Perguntei
se iria demorar e me disseram que sim. Um absurdo, discuti com a segurança e
sai de lá”, relatou a mãe.
Não bastando
isso, Bruna denuncia a exaustão dos profissionais devido à escassez de profissionais
e ainda um falho dimensionamento de médicos.
“As
crianças estavam chorando de fome, enfermeiras sem paciência… Tinha mais de cem
crianças para somente um médico atender. É um absurdo isso, estou indignada. O
povo precisa se unir pra ajeitar isso”, desabafou.
A UPA Santa
Paula é alvo de reclamações sobre demora em atendimento mesmo antes do início
da pandemia de Covid-19, com a pandemia o sistema sobrecarregou ainda mais,
causando demora e algumas vezes colapso no sistema.
Neste mês de
outubro, o Hospital Universitário, juntamente com o Hospital Universitário Materno
Infantil (HUMAI), decidiram por fechar o pronto atendimento infantil na
maternidade, transferindo o mesmo para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa
Paula, onde devido a precariedade já enfrentada no local, acabou agravando
ainda mais.
Em outra denúncia,
uma segunda mãe confirma a versão de que apenas um profissional médico se fazia
presente na unidade para realizar o atendimento as crianças.
” Eu fiquei muito indignada porque tem apenas um médico, lá tem criança chorando e gritando, com dor, estou muito indignada… Pra falar a verdade está uma porcaria o atendimento lá, precisa de mais médicos”, desabafou a mãe.
[anchor=https://anchor.fm/bnt-online/episodes/Mes-denunciam-precariedade-em-atendimento-na-UPA-Santa-Paula-e-falta-de-mdicos-e19f62p]O Portal Bnt Online procurou a Prefeitura de Pronta Grossa a respeito das denúncias recebidas, porém até o fechamento desta reportagem não obtivemos retorno.