SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 13°C ☁️
Publicidade
Últimas

Mães relatam segurança e acolhimento no novo centro materno-infantil de Telêmaco Borba

O centro materno-infantil funciona 24 horas por dia e está apto a realizar partos e atender intercorrências de gestantes, puérperas e recém-nascidos de até 28 dias

Mães relatam segurança e acolhimento no novo centro materno-infantil de Telêmaco Borba
arquivo pessoal
Publicidade

A pequena Helena é um dos 73 bebês que nasceram no novo centro materno-infantil do Hospital Regional de Telêmaco Borba (HRTB), inaugurado no início deste ano pelo Governo do Estado, com investimentos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A mãe, Renata Moreira, de 24 anos, moradora do município, contou que tinha receio de realizar o parto em uma unidade recém-aberta, mas a experiência superou todas as expectativas.

“Eu sabia que ali era tudo novo, estava com um pouco de medo de como poderia ser, mas superou as minhas expectativas”, relatou. O receio, segundo ela, ficou para trás já no primeiro atendimento, marcado pela agilidade da equipe e pela proximidade da nova estrutura hospitalar. Após o nascimento, Helena exigiu cuidados frequentes por ter nascido pequena e com hipoglicemia, e Renata destacou que recebeu suporte imediato para amamentar e utilizar a fórmula fornecida pelo hospital sempre que necessário.

O atendimento humanizado também chamou sua atenção. “Eu e outra mãe que estava lá tivemos filhos em outro hospital e comentamos que fomos melhor atendidas no Regional”, afirmou. Ela destacou ainda o trabalho da enfermagem e de outros profissionais, que permaneciam atentos às necessidades das pacientes. “Sempre entrava alguém no quarto para perguntar se precisava de algo. Foi muito diferente de quando meu filho Miguel nasceu”, acrescentou.

A nova estrutura também reduziu deslocamentos longos. Renata lembrou que, em dezembro, precisou ir até Campo Largo — a 200 km de Telêmaco Borba — acreditando que o bebê pudesse nascer antes do tempo. “O deslocamento era a parte mais difícil. Hoje temos onde recorrer”, comemorou.

O centro materno-infantil funciona 24 horas por dia e está apto a realizar partos e atender intercorrências de gestantes, puérperas e recém-nascidos de até 28 dias. Só no primeiro mês, foram registrados 391 atendimentos no Pronto Atendimento e 123 internações, além dos 73 partos.

Com a nova estrutura, gestantes classificadas como alto risco passam a contar com atendimento especializado e multiprofissional, envolvendo obstetras, cardiologistas, endocrinologistas e outras especialidades conforme a necessidade clínica. O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, destacou que o reforço na assistência elimina deslocamentos para outros municípios e aumenta a segurança das pacientes. “Esse é o resultado dos investimentos do governo Ratinho Júnior. A descentralização dos atendimentos sempre foi o nosso compromisso”, afirmou.

O Hospital Regional de Telêmaco Borba, inaugurado em 2020 e inicialmente voltado exclusivamente ao atendimento de pacientes com Covid-19, passou a ser administrado pela Funeas em 2022 e ampliou os serviços prestados. Para consolidar a unidade como referência materno-infantil, foram feitos investimentos superiores a R$ 3 milhões em reformas e equipamentos, além da abertura de 26 novos leitos, totalizando agora 56.

O primeiro nascimento de 2026 no novo centro também marcou um momento simbólico: às 18h05 do dia 1º de janeiro, nasceu Lohan, filho de Bheatriz Gonçalves, moradora de Telêmaco Borba, com 49 centímetros e 3.755 gramas.

Para a diretora-geral do HRTB, Maria Raquel Leigue Ferrer, a nova ala representa um compromisso renovado com a vida e com o cuidado humanizado. “É um momento muito especial para o nosso hospital. A maternidade nasceu para acolher, proteger e oferecer segurança às gestantes e aos recém-nascidos. A dedicação de toda a equipe tem sido fundamental”, destacou.

Leia também Alexandre Curi admite fim de ciclo como deputado e defende continuidade do projeto Ratinho Junior

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →