SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 13°C ☁️
Publicidade
Ponta Grossa

Maioria dos estudantes ainda não fez recadastramento do Passe Livre em Ponta Grossa

O recadastramento no novo sistema do Passe Livre é totalmente on-line e pode ser feito pelo celular ou computador

Maioria dos estudantes ainda não fez recadastramento do Passe Livre em Ponta Grossa
Ilustração
Publicidade

Mesmo com o sistema de recadastramento do Passe Livre aberto desde o dia 10 de novembro de 2025, a maioria dos estudantes de Ponta Grossa que têm direito ao benefício ainda não atualizou seus dados. Dos cerca de 12 mil estudantes esperados, apenas 4,5 mil realizaram o recadastramento on-line e somente 3 mil já retiraram o novo Cartão Conecta PG nos terminais de transporte coletivo.

Com a proximidade do início do ano letivo de 2026, a situação acende um alerta. De acordo com o calendário da Rede Estadual de Ensino, as aulas começam no dia 5 de fevereiro. Já na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o início das atividades está previsto para 19 de fevereiro, enquanto na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) as aulas devem começar em março, conforme os calendários oficiais das instituições.

A orientação é para que os estudantes que ainda não concluíram o processo não deixem para a última hora. Caso o recadastramento e a retirada do novo cartão não sejam feitos com antecedência, há risco de filas, demora na validação dos dados e dificuldades para retirada do cartão, devido ao aumento expressivo da procura no período de volta às aulas.

Como garantir o benefício

O recadastramento no novo sistema do Passe Livre é totalmente on-line e pode ser feito pelo celular ou computador, sem a necessidade de deslocamento presencial. O estudante deve acessar o site transportes.pontagrossa.pr.gov.br, preencher o formulário com os dados pessoais e anexar uma foto do documento de identidade e uma foto do usuário. Após o envio, basta acompanhar a aprovação e, posteriormente, retirar o Cartão Conecta PG nos terminais.

Para novos usuários da Rede Estadual de Ensino, o cadastramento pode ser realizado presencialmente no Terminal Central, mediante apresentação de documentos pessoais e comprovante de matrícula escolar, que deve ser retirado diretamente na escola.

No caso dos estudantes de universidades públicas, os novos cadastros serão recebidos após a conclusão dos processos de novas matrículas, conforme o cronograma de cada instituição.

Leia também Benção de Veículos altera trânsito na Carlos Cavalcanti em Ponta Grossa nesta sexta

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →