O vereador Ricardo Zampieri (Republicanos) reforçou sua proposta de implantação do modelo de escolas cívico-militares na rede municipal de ensino de Ponta Grossa, destacando benefícios como disciplina, segurança e valorização de princípios éticos e familiares.
Durante entrevista ao BNT, Zampieri defendeu que o modelo já é comprovadamente eficaz no estado do Paraná. “A Escola Cívico-Militar é um modelo de resultados positivos aqui no Paraná, é um modelo que deu certo”, afirmou. Segundo ele, a proposta visa “buscar uma infância com valores”, enfatizando a importância de princípios como “família, respeito, disciplina”.
O vereador citou dados que mostram melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nas instituições que adotaram o modelo, além da diminuição da evasão escolar. “Nós tivemos uma redução drástica na evasão escolar nos modelos onde foram aplicados e, além da melhora no ambiente escolar, quase 100% das escolas não apresentam mais problemas como brigas, desrespeito e vandalismo”, destacou.
Zampieri também apontou a aceitação popular como um indicativo de que o projeto tem respaldo da sociedade. “Uma pesquisa recente revelou que 79% dos paranaenses apoiam a manutenção e ampliação das escolas cívico-militares”, citou, reforçando que o modelo tem “um forte respaldo da comunidade”.
A proposta, segundo ele, não interfere no conteúdo pedagógico das escolas. “Os professores civis são responsáveis pelo conteúdo pedagógico, e nisso não se mexe. Os militares entram apenas com a parte organizacional, a parte da disciplina, a parte cívica”, explicou.
Zampieri pretende começar com uma escola-modelo e, dependendo dos resultados, ampliar o modelo para outras unidades da rede. Ele também fez questão de destacar que está aberto ao diálogo com todos os setores envolvidos. “Sempre abertos pro diálogo, pra conversa, pro debate com a comunidade escolar, com os pais, acima de tudo”, disse.
Ao encerrar, o vereador reforçou sua convicção de que a proposta contribuirá para o avanço da educação em Ponta Grossa. “Queremos pegar o modelo que está dando certo e replicar isso também pro âmbito municipal. Essa é a nossa proposta.”
A expectativa é de que o projeto seja em breve analisado pelo Legislativo municipal.
Ouça as declarações do vereador:
Leia também A ascensão e o impacto da bancada armamentista no Congresso Nacional