Uma Moção de Apelo de autoria do Mandato Coletivo de Ponta Grossa, aprovada na sessão ordinária desta quarta-feira (8) e encaminhada à Prefeita Elizabeth Schmidt, solicitando ao Poder Executivo a disponibilização de mais linhas do transporte coletivo neste domingo (12), visando atender a população que participará do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Estudantes relataram aos covereadores do Mandato as dificuldades que enfrentaram durante o primeiro dia do exame, no último domingo (5); Laiane, do 4º ano técnico do Colégio Estadual Borell du Vernay, foi fazer o exame na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). “Saí da prova 18h45 e só cheguei em casa quase 22 horas”, disse.
Leia também: Docentes da UEPG decidem por manter estado de greve
Ela e os Grêmios Estudantis do Regente Feijó, Ana Divanir Boratto, Colégio Agrícola, CEEP, IFPR e outros colégios ponta-grossenses já reuniram mais de 300 assinaturas em um abaixo-assinado solicitando não só mais ônibus para atender os estudantes no dia da prova, como também o passe livre – a exemplo do que já ocorre em 15 capitais estaduais e diversas outras cidades do país.
“Ainda que ela não seja novidade para ninguém, é inadmissível que a precariedade da mobilidade urbana de Ponta Grossa prejudique o futuro de tantas pessoas”, afirma a covereadora Ana Paula de Melo em vídeo publicado nas redes sociais do Mandato Coletivo.