Skip to content

Foto: reprodução

Entregadores por aplicativo realizaram uma manifestação no último sábado (09), em Ponta Grossa, cobrando melhores condições de trabalho, mais incentivos financeiros por entrega e a criação de um ponto de apoio para os motociclistas cadastrados na plataforma do iFood. O protesto mobilizou trabalhadores em diferentes regiões da cidade e pressionou a empresa por respostas às reivindicações da categoria.

Últimas de Ponta Grossa e região

Segundo relatos encaminhados à reportagem, uma das principais reclamações dos entregadores é a falta de estrutura adequada para quem passa horas trabalhando nas ruas, enfrentando chuva, frio e longas jornadas sem um local apropriado para descanso. Entre os pedidos estão espaço coberto, acesso a banheiro, água e mais valorização financeira durante períodos de alta demanda.

Após a mobilização, os trabalhadores afirmam que o aplicativo passou a liberar bônus extras por rota em Ponta Grossa. Conforme os relatos, no sábado os entregadores receberam um adicional de R$ 4 por entrega e, no domingo, o valor chegou a R$ 5 em determinados horários.

Confira a manifestação:

Mesmo com os incentivos temporários, os motociclistas afirmam que a manifestação não teve como foco apenas os ganhos financeiros, mas também a busca por reconhecimento e melhores condições de trabalho.

O que nós estamos cobrando é ser reconhecido dentro de PG. Nós não tem um ponto de apoio correto. Chove e ficamos na chuva. O aplicativo liberou mais R$ 4 por rota no sábado e mais R$ 5 ontem, mas nós não é mendigo. Nós quer um ponto de apoio”, declarou um entregador.

O motoboy comparou os incentivos oferecidos em Ponta Grossa com cidades vizinhas.

“Castro direto tem mais R$ 4, mais R$ 6 por rota. PG não tem nada. Só tá tendo alguma coisa porque nós parou ontem”, afirmou.

Os entregadores alegam que os bônus liberados após a paralisação não resolvem os problemas enfrentados diariamente pela categoria. Diante disso, uma nova manifestação pode acontecer no próximo sábado, dia 16 de maio, caso não haja avanço nas conversas com a plataforma.

O QUE DIZ A EMPRESA?

Em nota enviada à reportagem, o iFood afirmou que respeita o direito à manifestação pacífica e destacou que mantém diálogo permanente com entregadores desde 2021. A empresa também informou que seguirá avaliando as demandas apresentadas pelos trabalhadores locais e buscando melhorias para a operação na região.

Confira a nota na íntegra:

O iFood respeita o direito à manifestação pacífica e à livre expressão dos entregadores e entregadoras. Como empresa brasileira, mantemos desde 2021 uma agenda permanente de diálogo com os profissionais e representantes da categoria, para o aprimoramento de iniciativas que garantam mais dignidade, ganhos e transparência. A empresa seguirá avaliando as demandas apresentadas pelos entregadores locais e trabalhando continuamente em melhorias para a experiência e a operação na região.

O portal segue acompanhando.

Veja mais

Veado-catingueiro resgatado em Irati retorna à natureza após tratamento

Siga o portal BNT Online no Google News
Seguir