Um grupo de manifestantes se mobilizou nesta quarta-feira (2) em Ponta Grossa para cobrar a retomada do serviço de castração de animais na cidade e o aumento das vagas destinadas à clinicas veterinárias aptas para a realização do serviço no município.
O protesto começou na Câmara Municipal, onde uma representante da causa animal utilizou a tribuna para reivindicar melhorias no serviço. Em seguida, os manifestantes se dirigiram ao Paço Municipal, sede da Prefeitura, onde, segundo informações apuradas no local, tentaram entrar no gabinete da prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil).
O efetivo da Guarda Municipal foi acionado e retirou os manifestantes do interior do prédio. O grupo permaneceu concentrado na área externa do Paço, onde continuou com a manifestação pacífica.
Leia mais: Manifestação mobiliza Guarda Municipal na Prefeitura de PG
Durante a sessão na Câmara, a advogada Gardenia Mascarelo usou a tribuna livre para relatar a paralisação do serviço. “Se as castrações não estivessem suspensas, nós estaríamos em outro local que não aqui. Cobrando por algo que não está acontecendo”, afirmou. Segundo os manifestantes, os procedimentos de castração estão suspensos há cerca de 90 dias.
Uma das principais críticas levantadas é a falta de clínicas credenciadas para realizar as castrações. De acordo com relatos de protetores, os atendimentos nas clínicas foram interrompidos em abril por falta de renovação contratual. A Prefeitura diz que as castrações não estão suspensas e que, atualmente, o Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR) realiza os procedimentos.
Durante a discussão no Legislativo, Cleibert, representante da Fundação Municipal de Saúde, explicou o andamento dos processos. “Existem algumas coisas dentro do processo de castração que é o processo legal quem coloca, não é a gestão. Para todo trâmite, existe o tempo para que ele seja realizado, o tempo para que as clínicas se cadastrem, que é 30 dias”, destacou.
A Prefeitura já havia informado, por meio da Fundação Municipal da Saúde, que está trabalhando no novo credenciamento das clínicas. Leia a nota na íntegra:
“A Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclarece que o serviço não está paralisado e, ao mesmo tempo, avança no novo credenciamento de clínicas para castrações em Ponta Grossa: após parecer jurídico favorável para as alterações solicitadas pela Fundação Municipal de Saúde (como por exemplo a exigência de especialização cirúrgica para os médicos veterinários que realizam os procedimentos e a garantia de pelo menos uma consulta pós-operatória), o credenciamento está aberto até o dia 07 de julho; na sequência, a documentação das clínicas interessadas será analisada e, após o atendimento das exigências legais, os contratos serão assinados”.
Pedimos um posicionamento para o Executivo sobre a manifestação na tarde desta quarta-feira e a Secretaria de Cidadania e Segurança Pública informou que não houve danos ou prisões registradas.
Comentar