A Argentina se prepara para escolher seu novo presidente neste domingo (19). Em meio a uma grave crise econômica, dois nomes concorrem ao segundo turno das eleições presidenciais no país: Sérgio Massa e Javier Milei.
Massa é o atual ministro da Economia do país, que possui uma inflação de mais de 100%, sendo a segunda maior das Américas. Peronista, o candidato a presidente faz parte da coalizão Frente de Todos, que conta com o apoio de Alberto Fernandéz e Cristina Kirchner. Ele terminou em primeiro lugar no 1º turno, com 36% dos votos.
Seu adversário é o ultradireitista Javier Milei. Deputado pelo partido La Liberdad Avanza, Milei se considera como um liberal e tem propostas radicais para tentar salvar a economia do país, como adotar o dólar como moeda oficial, acabar com o Banco Central e realizar privatizações em massa. Milei terminou a eleição em segundo lugar, com 30% dos votos.
A eleição acontece das 8h às 17h, no mesmo fuso horário do Brasil. O resultado oficial deve ser divulgado por volta das 22h.
Leia também: Após ventos fortes, moradores de Castro reclamam de falta de energia