SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C
Publicidade
Esporte

Memorial do Basquetebol tem projeto aprovado pela Lei Rouanet em Ponta Grossa

O Ministério da Cultura aprovou recentemente, por meio da Lei Rouanet, a liberação de uma conta no Banco do Brasil para o Memorial do Basquetebol de Ponta Grossa. A medida permite que a entidade inicie a captação de recursos, etapa inicial do projeto de construção da futura sede. O projeto prevê a edificação de um […]

MBPG
Foto: Fabricio Ribeiro
Publicidade

O Ministério da Cultura aprovou recentemente, por meio da Lei Rouanet, a liberação de uma conta no Banco do Brasil para o Memorial do Basquetebol de Ponta Grossa. A medida permite que a entidade inicie a captação de recursos, etapa inicial do projeto de construção da futura sede.

O projeto prevê a edificação de um prédio com três andares, que será construído em uma área localizada na rua Edson Carlos Ferreira, no bairro de Olarias, em Ponta Grossa. Nesta primeira fase, o valor autorizado para captação é de R$ 1.953.000,00, destinado à execução dos serviços preliminares, como instalação do canteiro de obras, início das fundações e alvenaria.

Confira as últimas notícias sobre Esportes (Clique aqui).

De acordo com a presidente do Memorial, Carmen Rachel Cunha, a liberação da conta no Banco do Brasil possibilita a busca por recursos junto a empresas tributadas pelo regime de lucro real. O projeto completo prevê uma área construída aproximada de 1.800 metros quadrados, reunindo espaços voltados à preservação e difusão da história esportiva.

Além do avanço no projeto da sede, a entidade passa por um processo de reestruturação institucional, incluindo a mudança de nomenclatura. O Memorial passa a ser denominado Centro Educacional, Esportivo e Cultural do Basquete – Ponta Grossa (CEECBPG). Segundo Carmen, a decisão foi tomada de forma unânime pela diretoria, com o objetivo de ampliar o alcance das atividades oferecidas à comunidade.

A proposta é que o espaço não se limite apenas ao basquete, mas contemple diferentes modalidades esportivas, com a realização de exposições, cursos, oficinas e outras ações educativas e culturais. O Memorial desenvolve esse projeto desde 2018, reunindo um acervo histórico sobre a trajetória do basquete em Ponta Grossa e promovendo diversas atividades ao longo dos últimos anos.

Em 2023, o projeto arquitetônico da nova sede foi apresentado à prefeita Elizabeth Schmidt, bem como à Câmara Municipal e à Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). A proposta recebeu avaliação positiva, sendo reconhecida como uma iniciativa de relevância cultural para o município.

Se inscreva no nosso canal no YouTube e acompanhe nossa programação diária

*Com informações da assessoria
Yuri Silva
Autoria
Yuri Silva
Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo. Faço parte da equipe do BnT Esporte Clube.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →