Na última terça-feira (29) o Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi palco de discussões significativas durante o Fórum de Educação Básica, parte integrante do VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as do Sul.
O destaque do evento foi a Mesa Redonda que abordou os 20 anos da Lei 10.639/03 e seus impactos sociais e ideológicos na implementação atual. A Lei, publicada em janeiro de 2003, tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas, um marco na busca por uma educação mais inclusiva e diversificada.
No grande auditório da UEPG, autoridades e especialistas se reuniram para discutir esse tema crucial. Entre os participantes estavam a deputada federal Carol Dartora, Galindo Pedro Ramos da equipe Multidisciplinar da Seed, a Professora Dra. Marleide Rodrigues da Silva Perrude, a docente do Departamento de Educação da UEL e atual coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UEL (NEAB), além da professora Cecília Vieira – coordenadora nacional do Fórum Permanente de Educação Básica.
A Coordenadora da região sul, Edna Aparecida Coqueiro, ressaltou os objetivos do congresso e enfatizou a importância da implementação eficaz da Lei 10.639/03, que visa promover uma educação mais inclusiva e igualitária, reconhecendo a história e a cultura afro-brasileira. Confira abaixo:
Tânia Mara Pacifico Hreisemnou, Coordenadora Nacional do Fórum Permanente de Educação Básica, destacou a relevância do evento ao firmar parcerias com professores dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ouça abaixo:
O VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as do Sul, sediado pela UEPG, ocorreu de 28 a 31 de agosto, reunindo pesquisadores, movimentos negros e coletivos sociais e de educação para refletir sobre os desafios e perspectivas da Lei 10.639/03 e seu impacto na sociedade brasileira.
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