Um dia de missas, consagração de devotos a Nossa Senhora, peregrinação e bênçãos. Assim foi a sexta-feira (27), no Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul, nos festejos da padroeira. Já às 7 horas, foi celebrada missa com consagração de novos devotos e, às 9 horas, iniciou a peregrinação que saiu da igreja matriz da Paróquia Senhor Menino Deus e seguiu até o santuário. A missa solene foi celebrada pelo bispo Dom Bruno Elizeu Versari e pelos padres Luiz Carlos Mirkoski, reitor do santuário, Thiago Ingenchki, Rodrigo Ribas, Loir Antônio de Oliveira e padre Mário Dwulatka.
Milhares de devotos de diversas regiões do Paraná participaram da programação da 144ª edição da festa. Ao meio, houve almoço festivo: às 13 horas, adoração ao Santíssimo; missa na capela do santuário, às 14 horas; consagração a Nossa Senhora das Brotas, às 15 horas, e show com a dupla Álvaro e Daniel. Os devotos participantes receberam a bênção de encerramento às 18 horas.
Para Júlio Fontoura, voluntário no santuário, Nossa Senhora sempre abençoa. “Quando ela está à frente, como disse o nosso bispo, tudo acontece da melhor forma e da forma como tem que acontecer. A gente fica imensamente feliz e agradecido por Nossa Senhora ter tomado conta e ter nos dado um dia lindo para comemorar e fazer memória de Nossa Senhora Imaculada Conceição e Nossa Senhora das Brotas. O que aconteceu aqui hoje foi uma questão divina e temos que reconhecer que, se não for pelo divino, pelo santo, pelo sagrado, não há como acontecer as coisas. Nossa Senhora atendeu as nossas orações e tomou as providências para que tudo acontecesse magnificamente”, avaliou.
Fontoura ao lado de outros leigos e do reitor, padre Luiz, integram a comissão organizadora da festa que, também nesta edição, tinha o intuito de resgatar a devoção a Nossa Senhora das Brotas. “Ouvimos relatos das pessoas percebendo que a festa é uma festa cristã. Se reconheceu esse resgate à divindade. O show (de Álvaro e Daniel) teve um caráter devocional porque trouxemos cantores católicos, pessoas consagradas a Nossa Senhora, que vieram, primeiro de tudo, para louvar e para dizer muito obrigado!”, comentou.
O casal José de Paula Faria e Luciana de Paula Antoneche, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Ponta Grossa, chegou cedo. “Fomos a capela, agradecer por estar mais uma vez aqui, entregamos a vida à proteção de Nossa Senhora, almoçamos um delicioso o churrasco – estava muito bom, parabéns a quem fez! – aproveitamos para tomar a bênção, nos confessar e participar da missa”, contou Faria. Luciana lembrou que aproveitou para agradecer o ano e pedir que 2025 seja abençoado. “O propósito foi pedir que o próximo ano seja de bênçãos e de graças”.
O reitor, padre Luiz Mirkoski, destacou que a intenção foi receber as famílias com muito carinho e festejar, com muita devoção e piedade, Nossa Senhora das Brotas. “A festa foi um sucesso extraordinário, especialmente no campo espiritual, quando milhares de pessoas juntos celebramos unidos a nossa Diocese, pela presença de nosso bispo, Dom Bruno, e demais sacerdotes, diáconos, bem como toda a comunidade de Piraí do Sul e de todo o Paraná, além da presença de muitos brasileiros vindos do Mato Grosso, São Paulo, Santa Catarina e várias cidades aqui do estado. A avaliação final é de gratidão e reconhecimento do esforço realizado em vários meses de preparação, pensamentos e organização e que, agora, culminaram neste dia com um evento grandioso, uma das festas de Nossa Senhora das Brotas, nesta tradição que já tem 144 anos”, enfatizou o padre reitor.
Leia também: Câmera de segurança registra acidente que matou jovem no centro de Ponta Grossa