Brasil

Ministério da Agricultura confirma casos de gripe aviária em Mato Grosso

bem-estar-das-galinhas-comportamento-natural Boca no Trombone bem-estar-das-galinhas-comportamento-natural

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, neste domingo (8), a presença do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma criação doméstica de subsistência no município de Campinápolis, no estado de Mato Grosso. Este é o quarto foco da doença identificado em aves de subsistência no Brasil.

De acordo com o Mapa, o Serviço Veterinário Oficial interditou a propriedade e coletou amostras que testaram positivo para o vírus. Como medida de contenção, foram iniciadas ações de erradicação e vigilância sanitária em um raio de 10 quilômetros ao redor do foco. Segundo a pasta, não há estabelecimentos comerciais de criação de aves na área afetada.

A confirmação do caso não altera o status do Brasil perante o comércio internacional, uma vez que a infecção ocorreu em aves de subsistência. O Ministério reforça que o consumo e a exportação de produtos avícolas brasileiros seguem seguros.

Além disso, o novo registro não interfere no período de vazio sanitário de 28 dias em vigor em Montenegro (RS), onde foi identificado um foco anterior em uma criação comercial de matrizes de aves.

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Vídeo mostra momento da agressão do repórter Sassá Vídeo mostra decolagem do balão que caiu em Praia Grande 📢 SUPERAÇÃO Guarda Shayane relata desafios e orgulho de atuar na segurança em PG 📢 Procuradora de Castro, destaca avanços legais, valorização de servidores e incentivo a eventos 📢 Prefeito de Jaguariaíva defende PEC 66/2023 📢 👷‍♂️👷‍♀️ MUTIRÃO DE EMPREGO EM TIBAGI 📢💁‍♀️ PONTA GROSSA RECEBERÁ V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES