SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
Brasil

Ministério da Saúde intensificará mobilização contra dengue no Brasil

Mobilização nacional contra dengue acontece neste sábado (8). Ministério da Saúde reforça ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti.

Ministério da Saúde intensificará mobilização contra dengue no Brasil
Agência Brasil
Publicidade

O Ministério da Saúde realiza neste sábado (8) a mobilização nacional contra dengue, conhecida como Dia D, que contará com atividades em todas as regiões do país. A iniciativa tem o objetivo de reforçar o alerta sobre os cuidados necessários para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que o governo vem atuando de forma contínua, mas que a mobilização serve para intensificar as ações antes do aumento esperado de casos durante o verão. “Agimos ao longo de todo o ano, mas agora é o momento de reforçar a prevenção e evitar o crescimento do número de casos”, afirmou Padilha.

A ação faz parte da campanha “Não Dê Chance para Dengue, Zika e Chikungunya”, lançada nesta semana pelo Ministério da Saúde. O foco é envolver gestores públicos, profissionais da saúde e a população em uma grande rede de prevenção, com mutirões de limpeza, orientação e visitas domiciliares.

Em 2025, o Brasil registrou 1.611.826 casos prováveis de dengue e 1.688 mortes, de acordo com o ministério. Mesmo com queda de mais de 70% em relação a 2024, o alerta permanece, pois o período entre novembro e maio é o mais crítico para a reprodução do mosquito, em razão do calor e das chuvas.

Mais de 80% dos focos do Aedes aegypti ainda são encontrados dentro das residências, em locais como vasos de plantas, caixas d’água, pneus e calhas. O secretário adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente, Fabiano Pimenta, reforça que o combate à dengue começa dentro de casa: “Cada morador é responsável por eliminar a água parada e contribuir para quebrar o ciclo do mosquito.”

Além das ações de campo, o Ministério da Saúde informou que já prepara a rede pública para um eventual aumento dos casos. Entre as medidas estão o reforço da assistência com a Força Nacional do SUS, a instalação de centros de hidratação e o envio de larvicidas, testes e nebulizadores aos municípios com maior incidência.

Outra aposta é a vacina contra dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, que está em fase final de aprovação pela Anvisa. O imunizante deverá ser produzido no Brasil em parceria com a farmacêutica chinesa WuXi Biologics, com previsão de 40 milhões de doses disponíveis em 2026.

A mobilização nacional contra dengue reforça a importância da prevenção e da união entre governo e sociedade para reduzir os impactos da doença e salvar vidas em todo o país.

Com informações da Agência Brasil.

Leia também: Homem em situação de rua é agredido por casal em Ponta Grossa

Fabiano Blageski
Autoria
Fabiano Blageski
Radialista em Ponta Grossa, atuou em rádios, TV e sites, com experiência no microfone e nos bastidores. Apaixonado por comunicação, entretenimento e notícias, também é promoter de eventos, assessor de imprensa, destacando-se pela versatilidade e busca constante por aprendizado.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →