Edit Template
Brasil

Ministério da Saúde intensificará mobilização contra dengue no Brasil

Ministério da Saúde intensificará mobilização contra dengue no Brasil Boca no Trombone Ministério da Saúde intensificará mobilização contra dengue no Brasil
Agência Brasil
Mobilização nacional contra dengue acontece neste sábado (8). Ministério da Saúde reforça ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti.
Publicidade

O Ministério da Saúde realiza neste sábado (8) a mobilização nacional contra dengue, conhecida como Dia D, que contará com atividades em todas as regiões do país. A iniciativa tem o objetivo de reforçar o alerta sobre os cuidados necessários para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que o governo vem atuando de forma contínua, mas que a mobilização serve para intensificar as ações antes do aumento esperado de casos durante o verão. “Agimos ao longo de todo o ano, mas agora é o momento de reforçar a prevenção e evitar o crescimento do número de casos”, afirmou Padilha.

A ação faz parte da campanha “Não Dê Chance para Dengue, Zika e Chikungunya”, lançada nesta semana pelo Ministério da Saúde. O foco é envolver gestores públicos, profissionais da saúde e a população em uma grande rede de prevenção, com mutirões de limpeza, orientação e visitas domiciliares.

Em 2025, o Brasil registrou 1.611.826 casos prováveis de dengue e 1.688 mortes, de acordo com o ministério. Mesmo com queda de mais de 70% em relação a 2024, o alerta permanece, pois o período entre novembro e maio é o mais crítico para a reprodução do mosquito, em razão do calor e das chuvas.

Mais de 80% dos focos do Aedes aegypti ainda são encontrados dentro das residências, em locais como vasos de plantas, caixas d’água, pneus e calhas. O secretário adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente, Fabiano Pimenta, reforça que o combate à dengue começa dentro de casa: “Cada morador é responsável por eliminar a água parada e contribuir para quebrar o ciclo do mosquito.”

Além das ações de campo, o Ministério da Saúde informou que já prepara a rede pública para um eventual aumento dos casos. Entre as medidas estão o reforço da assistência com a Força Nacional do SUS, a instalação de centros de hidratação e o envio de larvicidas, testes e nebulizadores aos municípios com maior incidência.

Outra aposta é a vacina contra dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, que está em fase final de aprovação pela Anvisa. O imunizante deverá ser produzido no Brasil em parceria com a farmacêutica chinesa WuXi Biologics, com previsão de 40 milhões de doses disponíveis em 2026.

Publicidade

A mobilização nacional contra dengue reforça a importância da prevenção e da união entre governo e sociedade para reduzir os impactos da doença e salvar vidas em todo o país.

Com informações da Agência Brasil.

Leia também: Homem em situação de rua é agredido por casal em Ponta Grossa

About the author

Fabiano Blageski

Fabiano Blageski

Radialista em Ponta Grossa, atuou em rádios, TV e sites, com experiência no microfone e nos bastidores. Apaixonado por comunicação, entretenimento e notícias, também é promoter de eventos, assessor de imprensa, destacando-se pela versatilidade e busca constante por aprendizado.

Add Comment

Click here to post a comment

Web Stories

Publicidade

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba um e-mail exclusivo com as principais notícias do Portal Boca no Trombone.

    Publicidade
    Publicidade
    📢 Natal de Castro terá túnel de luzes em rua histórica do comércio. 📢 Teka dos Animais defende lei que proíbe condenados por maus-tratos de ocupar cargos públicos. 📢 ACIPG Jovem comemora 40 anos com evento aberto ao público em Ponta Grossa. 📢 Município Piraí do Sul promove feira para divulgar rede de saúde e incentivar prevenção. 📢 Ponta Grossa inova com plataforma digital para emissão de documentos. 📢 Porto Amazonas celebra 78 anos com Festival Gastronômico e turismo local. 📢 Projeto do Centro de Evangelização busca apoio da comunidade em Ponta Grossa.