A ministra da Saúde, Nísia Trindade visitou na tarde de hoje (24), a Unidade Básica de Saúde Zilda Arns, localizada na Rua Aguinaldo Guimarães da Cunha, no bairro Boa Vista. O cerimonial, além do acolhimento dos novos profissionais, contou com uma coletiva de imprensa para falar do Programa Mais Médicos em Ponta Grossa.
Essa nova fase do programa tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços de saúde básica, proporcionando um atendimento mais próximo e qualificado.
De acordo com a ministra da Saúde, a adesão ao Mais Médicos foi “maciça”. Segundo a ministra, o “clamor” pela retomada do programa vinha não apenas da população, mas de prefeitos de todas as regiões do país, “independente de partidos, porque o Mais Médicos é uma visão de mais saúde no Brasil e de acesso à saúde.”
“O Mais Médicos não é um programa de uma medicina pobre para pobres, como muitas vezes nossos detratores falam. O Mais Médicos é um programa para dignidade da atenção à saúde da nossa população.” complementou a ministra.
Leia também: Ministra da Saúde anuncia R$ 7,8 milhões em investimentos na saúde em PG
O Programa, que foi relançado pelo Governo Federal, ofertou 5 mil vagas de reposição no primeiro semestre para todo o país. De acordo com o deputado Aliel Machado, que esteve com a ministra da Saúde, em abril para tratar sobre o programa, o Paraná deverá ter cerca de 330 vagas para 151 municípios. Destas, Ponta Grossa terá quase 10% do total. Aliel também já havia tratado do tema em conversa com o presidente Lula no mês de março.
Aliel Machado afirmou sua posição de apoio ao presidente Lula e elogiou o programa que beneficia muitos municípios brasileiros. “Já tivemos tantas vidas que foram ceifadas pela desvalorização que tivemos pelo SUS, mas hoje esse cenário mudou. O meu apoio ao presidente Lula nunca foi por questão partidária ou ideológica, como eu disse, eu tenho lado, e o presidente representa um programa que respeita o cidadão que mais precisa”, enfatizou o deputado.
No evento estiveram presentes os deputados federais Aliel Machado e Zeca Dirceu, além da prefeita Elizabeth Schmidt que afirmou a parceria com o estado. “Queremos sempre trabalhar em sinergia com o governo estadual e federal para a melhoria da saúde em nosso município, em prol do bem do cidadão”, disse a prefeita.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressaltou o crescente investimento do estado no programa. “O estado está trabalhando para aumentar ainda mais o número de médicos através do programa federal pra chegar ainda mais pessoas”, disse.