Ponta Grossa

Ministro da Saúde anuncia investimentos para Ponta Grossa em visita à Santa Casa

ministro Boca no Trombone ministro
BNT

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em Ponta Grossa nesta segunda-feira (31) para anunciar uma série de investimentos na área da saúde. A visita ocorreu na Santa Casa de Misericórdia e contou com a participação de autoridades locais, representantes do Governo Federal e da Itaipu Binacional.

Dentre os principais anúncios, estão três grandes ações voltadas à melhoria da infraestrutura hospitalar e do atendimento especializado na cidade. O primeiro investimento será realizado por meio de um convênio entre a Itaipu Binacional e a Santa Casa, contemplando a reforma da maternidade e a construção de um bunker para a instalação de um acelerador linear, equipamento essencial para o tratamento de radioterapia contra o câncer.

De acordo com o ministro, uma vez que a estrutura esteja concluída, o Ministério da Saúde fornecerá o acelerador linear, permitindo que os pacientes realizem o tratamento em Ponta Grossa, sem necessidade de deslocamento para outras regiões. A iniciativa visa reduzir o tempo de espera e ampliar o acesso à radioterapia.

O segundo anúncio foi a ordem de serviço para o início da construção de um Centro Especializado de Reabilitação (CER), que atenderá pessoas com deficiência. O espaço contará com serviços voltados a diferentes tipos de deficiência, incluindo intelectual, visual, motora e auditiva. Segundo Padilha, o centro será fundamental para o atendimento de crianças que nasceram com deficiência e de pessoas que a adquiriram ao longo da vida, seja por acidente vascular cerebral (AVC), acidentes de trânsito, de trabalho ou situações de violência.

Por fim, o terceiro investimento envolve uma parceria entre o Ministério da Saúde e o governo do Estado para a ampliação dos serviços do Hospital Regional, com foco na melhoria da estrutura e do atendimento prestado à população.

Além dos anúncios, Padilha acompanhou o diretor-presidente da Itaipu Binacional em ações voltadas ao fortalecimento das Santas Casas no Paraná. Um dos projetos em destaque é o investimento em energia solar para hospitais filantrópicos, o que reduzirá custos operacionais e permitirá a ampliação dos atendimentos à população.

Os investimentos anunciados fazem parte de um esforço conjunto do Governo Federal, do Ministério da Saúde e da Itaipu Binacional para fortalecer a rede de saúde pública e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população de Ponta Grossa e região.

Fila do SUS

Durante evento  o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou uma nova estratégia para reduzir o tempo de espera por procedimentos médicos na rede pública. A medida inclui a reformulação da chamada tabela SUS, com a criação de valores diferenciados que podem chegar a até três vezes o valor atual, beneficiando áreas críticas como cardiologia, saúde da mulher, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia.

Segundo Padilha, a iniciativa visa acelerar o atendimento da população e ampliar a realização de exames e procedimentos terapêuticos. “E vamos fazer uma ação para reduzir o tempo de espera, que é começar a enterrar a chamada tabela SUS, criando uma tabela com valor diferente, que chega a ser até três vezes maior do que a tabela SUS. Isso vai permitir a redução do tempo de espera nos procedimentos de cardiologia, saúde da mulher, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia”, afirmou o ministro.

A expectativa do governo federal é que, ainda este ano, sejam realizados 752 milhões de procedimentos diagnósticos e terapêuticos por meio desse novo modelo de financiamento. Padilha destacou que todos os municípios do Paraná aderiram à iniciativa, garantindo que a população paranaense tenha acesso mais rápido a exames e cirurgias.

“Fizemos a reunião com Londrina, já detalhando essa ação, e também com Maringá. Agora vamos discutir aqui em Ponta Grossa como essa nova tabela pode ajudar a reduzir filas e melhorar o atendimento na região”, explicou o ministro.

A nova política de remuneração dos procedimentos no SUS é uma resposta à crescente demanda por atendimentos especializados e ao gargalo existente em diversas áreas da saúde pública. Com a medida, o governo pretende aumentar a eficiência dos hospitais e unidades de saúde que atendem pelo Sistema Único de Saúde, garantindo maior agilidade nos serviços prestados à população.

Leia também Aliel Machado destaca investimentos na Santa Casa em evento com Ministro da Saúde

 

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Suspeito de matar caminhoneiros em PG conta como ocorreu Veículo tomba após ser atingido por outro em PG Dois municipios passam por obras de duplicação e pavimentação PCPR prende suspeito de matar motorista por engano Previsão do Tempo 15 de abril Via Araucária movimento estradas PR Ocorrências policiais.