O ator, dublador e humorista José Santa Cruz morreu nesta sexta-feira (26), aos 95 anos, no Rio de Janeiro.
A confirmação da morte do ator foi dada pelo neto, Ivan Santa Cruz, através das redes sociais. No post, o neto de José Santa Cruz escreveu: “Hoje eu recebi a notícia que o senhor não está mais aqui Vô. Eu só espero que saiba da onde está que o senhor foi a minha maior inspiração no mundo da dublagem e grande sábio que marcou muitos espero que descanse em paz vô”.
O ator, que tinha doença de Parkinson, estava internado com uma broncopneumonia. Santa Cruz era conhecido com o personagem Jojoca, e participou de diversos programas como Zorra Total e A Praça é Nossa, além de novelas. Seu último papel na televisão foi em Espelho da Vida (2019).
No ramo da dublagem, José Santa Cruz é conhecido por ter dado a voz ao Dino da Silva Sauro em Família Dinossauro, onde imortalizou o bordão “Querida Cheguei!”, o robô vilão Megatron na franquia de desenhos Transformers e por ter dublado o vilão Magneto dos X-Men. Também dublou o Senhor Omar em Todo Mundo Odeia o Chris e o Dr. Hibbert, na série Os Simpsons, além de centenas de outros personagens memoráveis.
Leia também: Morre o cantor Anderson Leonardo, vocalista do ‘Molejo’, aos 51 anos