As ruas de Ponta Grossa voltam a ser tomadas pela arte com a Mostra de Rua do Fenata, uma das atrações mais esperadas do Festival Nacional de Teatro da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Fenata-UEPG). Entre os dias 9 e 13 de novembro, o público poderá assistir gratuitamente a espetáculos que ocupam praças e avenidas da cidade, a pé ou de bicicleta.
A grande novidade desta edição é a peça itinerante “Percursos Afetivos”, conduzida pelo ator e contador de histórias Cadu Cinelli. Nesta montagem, as vias urbanas se transformam em palco e trilha sonora para uma plateia de ciclistas, que acompanhará o artista a partir da Praça Santos Andrade, no Campus Central da UEPG, no dia 12 de novembro, às 18h30.
As inscrições para participar de Percursos Afetivos estão abertas e podem ser feitas via formulário online, que apresenta normas de segurança e detalhes do trajeto. O espetáculo, que há oito anos percorre cidades brasileiras, propõe “habitar poeticamente a cidade”. Segundo Cadu, o objetivo é criar um diálogo entre histórias, paisagens e cotidianos urbanos. “A gente vai contar algumas histórias relacionadas às paisagens, a esses cotidianos que nos constroem enquanto seres que povoam as nossas cidades. Estamos muito animados com essa possibilidade de estar em Ponta Grossa, no Fenata e poder compartilhar esse projeto”, explica o artista.
Confira mais matérias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).
Além do espetáculo itinerante, o Teatro de Rua do Fenata traz mais duas apresentações confirmadas:
Risas y Sonrisas – Cia Risas (Curitiba/PR)
09/11, às 15h e 17h – Lago de Olarias
Duração: 55 min – Classificação livre
Espetáculo de palhaçaria que revisita cenas circenses clássicas com humor, música ao vivo e interação com o público.
À Flor da Pele – Grupo Teatral ApanelA (Ribeirão Preto/SP)
11/11, às 10h – Praça Santos Andrade, Campus Centro da UEPG
Duração: 40 min – Classificação livre
Inspirado na obra de Carolina Maria de Jesus, o espetáculo mistura poesia, música e emoção em uma jornada por histórias que brotam da literatura.
53º Fenata
O 53º Fenata é produzido pela UEPG, Fundação de Apoio à UEPG e Núcleo de Cultura FAUEPG, com parceria da Estratégia Projetos Criativos, Fecomércio/Sesc PR, Teatro CECI, Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa e RPC, além de apoio do Sicredi, GMAD e Copel por meio de leis de incentivo municipais e estaduais.
*Com informações da assessoria




Add Comment