Estão abertas as inscrições para as Mostras Paralelas do ‘Setembro em Dança – Festival Nacional de Dança de Ponta Grossa’, que acontece entre 13 e 28 de setembro. Os interessados podem se inscrever até o dia cinco de setembro. Também continuam abertas, até o dia 30, as inscrições para a Mostra Competitiva. O edital para consulta e ficha de inscrição estão disponíveis no site cultura.pontagrossa.pr.gov.br.
O festival é aberto para a participação de grupos de todo o país. O objetivo é fomentar a prática da dança, a produção coreográfica e a integração de protagonistas desse segmento artístico. Podem participar, tanto na mostra Paralela como na Competitiva, academias, escolas, grupos, coletivos e companhias fixadas em todo o território brasileiro, com coreografias em qualquer gênero e estilo.
A Mostra Paralela apresenta os gêneros: ‘Mostra Aberta’, com vagas para 192 coreografias; ‘Mostra Sapatilhinhas’, com 48 coreografias; ‘Mostra de Danças Populares’, 24 coreografias; ‘Mostra de Dança de Rua’, 24 coreografias e ‘Mostra de Dança Superação’, 24 coreografias.
As coreografias devem ter, no máximo, cinco minutos de duração. Nas Mostras Paralelas não há premiação de nenhuma espécie. Também não há limite de idade para a participação. As categorias são definidas pela idade dos bailarinos (considerando a maioria, no caso dos grupos). Estão divididas em ‘Infantil’: nascidos após o ano de 2011, ‘Juvenil’: nascidos de 2006 a 2011 e ‘Adulto’: nascidos antes de 2006.
MOSTRA COMPETITIVA
O ‘Setembro em Dança 2024’ contará com sete Mostras Competitivas nos gêneros Ballet, Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas, Sapateado, Estilo Livre e Danças Populares. Serão disponibilizadas 24 vagas para cada uma dessas coreografias. A Mostra Competitiva terá um total de R$ 104.400,00 em premiação, além de troféus aos melhores classificados.
Podem participar academias, escolas, grupos, coletivos e companhias de todo o território Brasileiro. Cada coreografia precisa ser representada por um responsável, que deve ser brasileiro nato ou naturalizado, residente no Brasil e maior de 18 anos, completos até a data limite das inscrições, ou emancipados.
Leia mais: Frio continua e temperaturas negativas são registradas na região; PG marcou hoje 3,4