SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ☁️
Publicidade
Policial

Motorista de ônibus de Ponta Grossa é indiciado após morte de idosa durante desembarque

De acordo com as investigações, a vítima desembarcava do ônibus de transporte coletivo quando teve sua mão presa na porta do veículo, que se fechou antes que ela concluísse a descida para a calçada.

Motorista de ônibus de Ponta Grossa é indiciado após morte de idosa durante desembarque
#image_title
Publicidade

A Polícia Civil de Ponta Grossa – Setor de Crimes de Trânsito, concluiu o Inquérito Policial que apurou as causas e circunstâncias do sinistro que resultou na morte da passageira Maria Xavier dos Santos, 76 anos, no dia 10 de fevereiro deste ano.

De acordo com as investigações, a vítima desembarcava do ônibus de transporte coletivo quando teve sua mão presa na porta do veículo, que se fechou antes que ela concluísse a descida para a calçada. O condutor arrancou o veículo, arrastando a passageira, que acabou caindo e tendo a perna atingida pelo rodado do ônibus. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros (SIATE) de forma consciente, mas acabou falecendo horas depois no hospital.

O laudo de exame pericial trouxe informações importantes para a elucidação do caso: o sistema mecatrônico de segurança do ônibus, conhecido como “Anjo da Guarda”, o qual impede a aceleração com as portas abertas, estava em pleno funcionamento. Contudo, por conta da maleabilidade das borrachas da porta, tornou-se tecnicamente possível o aprisionamento de uma parte do corpo da vítima sem que o sistema detectasse a falha ou bloqueasse a movimentação do coletivo.

As investigações demonstraram manifesta imperícia e negligência por parte do motorista, ficando constatado que o condutor agiu de forma precipitada ao confiar exclusivamente no sistema eletrônico do veículo, inobservando o dever inafastável de conferir de forma acurada, através dos retrovisores, se a idosa havia concluído o desembarque em segurança. Diante disso, o condutor foi indiciado por homicídio culposo na direção de veículo automotor, majorado pela prática no exercício da profissão, crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro, com pena que pode chegar a 6 anos de detenção, e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

Concluídas as diligências, o inquérito policial foi devidamente relatado e encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para a tomada das providências legais cabíveis.

O Delegado Maurício Souza da Luz, que conduziu as investigações, destacou que o simples fechamento automático das portas e a liberação eletrônica da aceleração não eximem os motoristas profissionais do dever inafastável de verificar visualmente a segurança dos passageiros.

A Polícia Civil do Paraná reforça a importância da condução responsável, do dever redobrado de cuidado daqueles que operam transportes coletivos e do estrito respeito às normas de trânsito, a fim de preservar vidas humanas.

Leia também: Falecimentos registrados em Ponta Grossa e região nesta quinta (12)

Boca no Trombone
Autoria
Boca no Trombone
O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →