MP move ação contra Sanepar por despejo de esgoto no Rio Tibagi
MPPR processa Sanepar por despejo de esgoto no Rio Tibagi, em Tibagi. Ação pede fim imediato da poluição e indenização por danos coletivos.

O Ministério Público do Paraná (MPPR) ajuizou ação civil pública contra a Sanepar por dano ambiental causado pelo despejo de esgoto no Rio Tibagi, nos Campos Gerais. O rio é estratégico para a bacia hidrográfica do estado e atrai turistas para atividades como rafting e canoagem.
A ação foi movida pela Promotoria de Justiça de Tibagi após denúncia sobre uma obra inacabada para construção de galeria de esgoto na Rua Frei Gaudêncio. A paralisação teria gerado sujeira, risco de proliferação da dengue e lançamento de esgoto direto no rio.
Em novembro de 2024, o MP instaurou inquérito civil para acompanhar o caso. Após sete meses, constatou que as obras não avançaram, apesar da promessa da Sanepar de concluí-las no primeiro trimestre de 2025. Antes do processo, foi emitida recomendação administrativa, ignorada pela empresa.
Laudo do Instituto Água e Terra (IAT) apontou que um cano despeja todo o esgoto do bairro no rio, sem tratamento, e confirmou que as obras seguem paradas.
O MP pede a interrupção imediata do lançamento de efluentes, a entrega de um plano de conclusão das obras em 15 dias, finalização em até seis meses e indenização por danos morais coletivos.
LEIA TAMBÉM: CinePG exibe filme sobre histórias de jovens da cidade























