Destaque Ponta Grossa

MPPR promove ação em Ponta Grossa contra violência sexual infantil

MPPR promove ação inédita em Ponta Grossa contra abuso sexual de crianças e adolescentes, reforçando prevenção e conscientização.

Em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Ministério Público do Paraná (MPPR) realizou uma ação inédita na manhã desta quinta-feira (18) em Ponta Grossa.

A promotora de justiça Carolin Schaffka Teixeira de Sá esteve na Escola Municipal Djalma de Almeida César, no bairro Olarias, para falar diretamente com alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, além das professoras, sobre a importância de prevenir a violência sexual.

A promotora destacou sobre a importância da ação como forma de instrução aos alunos, em caso de uma situação de abuso. “A importância é tamanha, pois com a informação os alunos poderão entender melhor o tema e repassar para sua família, bem como identificar e verificar se algo está errado e confiar a algum adulto de sua confiança, facilitando a revelação espontânea”, disse.

Carolin ainda destacou sua felicidade em participar do evento. Fico extremamente realizada como cidadã por participar de uma campanha de tamanha relevância e que isso possa se espalhar e multiplicar, estando a disposição para atender todos os tipos de denúncia, bem como incentivar, apoiar e realizar capacitações com públicos diversos”, finaliza.

A iniciativa do MPPR visa conscientizar e oferecer apoio direto em casos de abuso, reforçando o compromisso com o bem-estar das crianças e adolescentes. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, a maioria dos casos de estupro de vulnerável ocorre no ambiente doméstico, sendo praticados por homens com alguma relação de parentesco com as vítimas.

Leia também: Câmara aprova medidas de segurança em escolas de PG. Saiba quais

Os números são alarmantes, com quase 46 mil registros de estupro de vulnerável no Brasil em 2021, representando 75,5% dos estupros cometidos no país. Diante desse cenário, o MPPR busca educar e conscientizar alunos e professores, fornecendo informações essenciais para identificar, coibir e denunciar abusos.

A escola desempenha um papel fundamental na proteção das vítimas, uma vez que as violências muitas vezes ocorrem no ambiente familiar. Por isso, é essencial que os alunos se sintam amparados e os profissionais de educação saibam identificar os sinais de abuso e como lidar com a revelação de casos de violência sexual.

A prevenção e o combate a esse tipo de crime são prioridades para o Ministério Público do Paraná, e o ambiente escolar é um espaço importante de proteção. Além das palestras realizadas nas escolas municipais, o MPPR também promoveu uma reunião específica com os professores para tratar sobre o tema.

O projeto incluiu ainda uma ação especial de comunicação nas redes sociais do Ministério Público do Paraná, buscando alcançar um público ainda maior e disseminar informações relevantes sobre a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes.


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone