SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
VC com a BnT

Mulher morre após possível falha do SAMU em Ponta Grossa

Senhora de Olarias morreu engasgada após possível falha no SAMU em Ponta Grossa. Instabilidade afetou linha de emergência.

Falha no SAMU em Ponta Grossa causa mais uma morte
Foto: Igor Rugilo
Publicidade

Uma senhora de 54 anos, identificada como Denise Pereira Machado, moradora do bairro Olarias, em Ponta Grossa, morreu na tarde desta sexta-feira (5) após se engasgar com um pedaço de carne. Segundo relatos da família, a vítima não recebeu atendimento emergencial do SAMU.

Ligações caíam na Polícia Militar e atendentes agiam com grosserias

De acordo com a sobrinha da vítima, a família tentou inúmeras vezes ligar para o 192, mas não conseguiu completar a chamada. Em alguns momentos, as ligações eram direcionadas automaticamente para o 190 da Polícia Militar, onde, segundo relatos, os atendentes teriam respondido de forma ríspida, apenas orientando a insistir no contato com o SAMU.

Vizinhos e familiares também tentaram contato simultaneamente, chegando a enviar mensagens por WhatsApp para o serviço de urgência. O retorno, no entanto, só aconteceu após o falecimento da senhora. A sobrinha relatou que, se o atendimento tivesse ocorrido a tempo, as manobras de socorro poderiam ter salvado a vida da tia.

Esse é o segundo caso registrado em Ponta Grossa. Uma idosa em tratamento oncológico, moradora do bairro Oficinas, também faleceu após a família não conseguir contato com o SAMU por mais de 20 minutos.

O Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (Cimsamu) emitiu nota oficial a respeito do atendimento desempenhado. Veja abaixo.

“O atendimento da paciente vítima de engasgo ocorreu na quinta-feira, 04/09/25, quando o Samu foi acionado por meio de contato extraoficial com o rádio-operador. A ocorrência foi aberta às 14h36, duas viaturas (uma Bravo e uma Alfa com médico) foram despachadas às 14h41 e chegaram ao local às 14h44.

A vítima recebeu o atendimento inicial, foi estabilizada e encaminhada com vida à Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa às 16h20, sendo cumpridos todos os protocolos de emergência previstos. Ela veio a falecer no dia seguinte, já sob cuidados hospitalares. Não procede a afirmação de que o óbito tenha ocorrido em razão de falha no atendimento do Samu, que foi prestado de forma integral e dentro dos protocolos técnicos”.

A entidade também confirmou que houve instabilidade no sistema de telefonia de três dígitos, afetando simultaneamente os números 190 (Polícia Militar), 192 (SAMU) e 193 (Corpo de Bombeiros) e reitera um número alterativo para atendimento em casos de dificuldades de acesso.

“Em relação à instabilidade das linhas telefônicas ocorridas no dia 05/09/25, o CimSamu reitera que o problema decorre de falhas nas operadoras de telefonia em diversas regiões e que, até o momento, o único caso formalmente registrado de tentativa de contato sem sucesso nos Campos Gerais refere-se à paciente em tratamento oncológico, já informado em nota divulgada na sexta-feira (05).

O CimSamu informa ainda que, em situações de urgência e emergência, caso o número 192 apresente instabilidade, também está disponível o contato alternativo (42) 3030-0192, que deve ser utilizado sempre que houver dificuldade de acesso”.

Confira abaixo o desabafo da sobrinha ao repórter Igor Rugilo:

Leia também: Cimsamu se pronuncia após morte de idosa que aguardava atendimento em PG

Fabiano Blageski
Autoria
Fabiano Blageski
Radialista em Ponta Grossa, atuou em rádios, TV e sites, com experiência no microfone e nos bastidores. Apaixonado por comunicação, entretenimento e notícias, também é promoter de eventos, assessor de imprensa, destacando-se pela versatilidade e busca constante por aprendizado.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →