A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) promove, nesta semana, a participação de secretários e gestores da região no II Encontro de Cultura do Interior do Paraná. O evento ocorre nesta quinta-feira (14), na sede da Uningá, localizada na cidade de Maringá. Estão presentes representantes de Ponta Grossa, Carambeí, Imbaú, São João do Triunfo, Telêmaco Borba Arapoti e Reserva.
A programação inclui debates sobre economia criativa e políticas públicas de fomento à cultura; discussões sobre gestão e monitoramento da Lei Paulo Gustavo e Política Nacional Aldir Blanc; ações do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice), entre outros temas. O Encontro é realizado pela Rede de Cultura do Interior do Paraná (Recip) e pela Prefeitura de Maringá, com apoio do Ministério da Cultura, do Governo Federal e do Governo do Estado.
O coordenador da AMCG Cultura e secretário municipal de Ponta Grossa, Alberto Portugal, destacou a importância do evento. “Durante muito tempo as gestões municipais de cultura do interior do Estado estiveram enfraquecidas em relação aos grandes centros. Com a soma dos esforços de todos esses municípios por meio da Rede de Cultura do Interior do Paraná, foi possível chamar atenção para além da capital e das grandes cidades, o que possibilitou a construção de políticas públicas de cultura mais descentralizadas, com abrangência maior, com melhor distribuição de recursos e de ações”, lembrou.
Incentivo da Associação
Portugal também elogiou a mobilização feita pela a AMCG para viabilizar a participação dos representantes do setor cultural que atuam na região. “A Associação é fundamental nesse processo de articulação entre os municípios da nossa região, concentrando esforços nas cidades dos Campos Gerais. Se estamos participando em peso da Rede de Cultura do Interior do Paraná, também chegamos mais fortes, porque passamos a integrar uma macrorregião já consolidada na produção, no consumo e na construção cultural e artística. Como coordenador, agradeço à presidente Elisangela Pedroso e a toda a equipe da AMCG”, apontou.
Apoio do Estado
O coordenador também falou sobre a execução do Profice, que garante apoio aos municípios por meio do Governo do Estado. “Acredito que o Paraná vive um momento novo, com mais diálogo com os municípios na área da cultura. Estes encontros, além de mostrar a força das secretarias e departamentos de cultura, fazem com que exista um maior alinhamento. O Profice é um importante instrumento de fomento às artes e cultura, e hoje está abrindo suas portas para o interior, deixando de ter a maior concentração dos projetos inscritos oriundos da capital”, concluiu.
Leia também: Polícia Civil de Palmeira conclui investigações sobre o rapaz morto com golpes na cabeça