SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
Ponta Grossa

Novos ônibus começam a circular em PG já em setembro

Prefeita anuncia que novos ônibus do transporte coletivo começam a rodar em Ponta Grossa na segunda quinzena de setembro com mais conforto e tecnologia.

Novos ônibus do transporte coletivo de Ponta Grossa com ar-condicionado e USB
Foto: Divulgação
Publicidade

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, anunciou neste sábado (30) que os novos ônibus do transporte coletivo começarão a circular já na segunda quinzena de setembro. O comunicado foi feito por meio das redes sociais, durante vistoria técnica dos veículos.

Segundo Elizabeth, o primeiro lote contempla 15 ônibus convencionais zero quilômetro, equipados com ar-condicionado, bancos estofados, entradas USB e novo layout interno inspirado nas cores da bandeira da cidade.

Mesmo aguardando a nova licitação, antecipamos a modernização da frota, porque o usuário merece veículos melhores e mais confortáveis”, destacou a prefeita no vídeo publicado em seu perfil no Instagram.

Investimento e tecnologia de ponta

Os novos veículos contam com motorização Euro VI, tecnologia que reduz a emissão de poluentes e torna o sistema mais sustentável. O investimento total, segundo a Viação Campos Gerais (VCG), é de R$ 35 milhões, contemplando 15 ônibus convencionais, 5 articulados e 5 superarticulados — estes últimos inéditos no município.

É um novo patamar para o transporte público. Ponta Grossa está recebendo modelos que nem Curitiba possui”, afirmou Rodrigo Venske, diretor de Relações Institucionais da VCG, em entrevista ao Portal BnT Online.

Distribuição nas linhas

De acordo com o cronograma, os 15 veículos convencionais entram em operação a partir da segunda quinzena de setembro, atendendo linhas de diferentes regiões da cidade. Já os ônibus articulados devem ser integrados à frota no início de 2026, reforçando a capacidade do sistema.

Contrato e concessão

A renovação da frota integra as exigências do aditivo do contrato de concessão firmado entre a Prefeitura e a VCG, cuja prorrogação vai até junho de 2026. Nesse período, a concessionária ficou responsável por adquirir os novos veículos em até 180 dias, garantindo a substituição gradual da frota.

Com a modernização, a gestão municipal reforça que o objetivo é oferecer um transporte mais inclusivo, acessível e confortável, sem elevação imediata da tarifa.

LEIA TAMBÉM: Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 8 milhões neste sábado

Nara Souza
Autoria
Nara Souza
Jornalista graduada e pós-graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tem experiência em revisão de textos, redação jornalística, produção editorial de materiais didáticos para EaD, assessoria de imprensa, jornal impresso e televisão. Redatora Web no Portal BnT Online desde março de 2025.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →